Fonte: AJOSP/Novo Jornal
A Associação dos Jornalistas do Serviço Público (AJOSP) homenageou na noite de quinta-feira (29), em Lavras, sudoeste do Estado, um grupo de pessoas que têm dedicado as suas vidas à liberdade de expressão e também prestam serviços a esta entidade.

Dr. Protógenes Queiroz recebe o título de Sócio Benemértio da AJOSP das mãos do jornalista Cláudio Vilaça e de seu vice-presidente Rui Honorato da Silva que também é procurador-geral da ADESG (Assoc. dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) em Minas Gerais.
Diplomas de sócios beneméritos da instituição foram entregues pelo presidente Cláudio Vilaça a diversas pessoas, entre elas, o Delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e o ex-ministro do Trabalho, Almino Afonso, atual secretário de Relações Internacionais do governo de São Paulo. Almino Affonso agradeceu a homenagem em nome de todos os agraciados, e Hélio Costa, que ocupou a Pasta das Comunicações (que enviou representante) o delegado Protógenes Queiroz e o jornalista José Maria Rabelo.
Almino ressaltou as virtudes mineiras, principalmente aquelas ligadas à liberdade irredenta e os valores de uma autêntica democracia em seu sentido mais amplo.
Ao discursar o presidente da Ajosp, Cláudio Vilaça, ressaltou “a certeza do dever cumprido, entendendo que a democracia não se restringe a um mero vocábulo adjetivo, devendo, muito antes. ser substantiva. Somente podemos
Da mesa forma que as realizações democráticas nos planos político, social, de justiça e econômico também se perderão no espaço se não estiverem revestidas da necessária ética e transparência, requisitos fundamentais de um exercício autêntico de cidadania”.
Ele afirmou ainda que “no concerto das nações o Brasil tem obtido significativos avanços e não há como deixar de reconhecê-los, da mesma forma como não há de se deixar passar em brancas nuvens a oportunidade de reivindicar maiores e melhores avanços. Temos a certeza de que ocorrerá.
Somos o conjunto do povo brasileiro os responsáveis para que não se torne uma verdade o aforismo de Ruy Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
“Lutamos para ver triunfar os capazes. Prosperar a honra. Crescer a justiça. Agigantarem-se os poderes nas mãos dos bons. Para que a humanidade orgulhe-se da virtude, venere a honra e tenha orgulho de ser honesta”.
A relação completa dos homenageados é constituída dos nomes do senador Hélio Costa, do meritíssimo juiz de direito e secretário do Conselho Deliberativo da Associação Mineira de Magistrados - Amagis, Moisés Oliveira Mello, presidente da Ascon/Ipsemg, Dilma de Abreu Tourino, professora e reitora da Unilavras/MG/, Jô Moraes, deputada federal do PC do B de Minas, Carlim Moura, deputado estadual do PC do B de Minas, jornalista Queila Ariadne, do jornal “O Tempo”; Maria Aparecida Meloni, presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais - Affemg, deputado estadual Sávio de Souza Cruz (PMDB), deputado estadual Adelmo Leão (PT), vereadora de Belo Horizonte, Maria Lúcia Scarpelli, coronel da PM Wilson Gomes da Silva Jr., comandante do 6º RPMMG, Almino Afonso, advogado e ex-ministro do Trabalho e secretário de Estado de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal, Geraldo Melo Pereira, presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rodoviários do Sul de Minas, Carlos Eduardo Carvalho Pereira, empresário de radiodifusão, jornalista José Maria Rabelo, Gustavo Felipe Melo Silva, advogado sindical da Orgapol/MG, jornalista Luís Carlos Bernardes, da TV Bandeirantes de Minas, Kerrison Lopes, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, doutor Marco Antônio Ribeiro de França, advogado, e o doutor Gigli Cattabriga Jr., meritíssimo juiz federal da 3ª Região da Justiça do Trabalho.
Protesto
Na ocasião, o deputado estadual Sávio de Souza Cruz (PMDB/MG) declarou que a atitude da Polícia Federal, adotada contra o delegado Protógenes Queiroz, “é incompatível com o estado de direito democrático”, salientando que o policial “merece todo o apoio pelo combate sem tréguas que vem dando aos crimes de colarinho branco. O que o faz merecedor da minha admiração e da minha solidariedade”.
Também o ex-ministro Almino Afonso e o jornalista José Maria Rabelo, ambos exilados ao tempo dos governos militares de pós-64, hipotecaram a sua solidariedade a Protógenes.