A verdadeira versão sobre a guerra na Líbia não está na imprensa internacional 

Hoje me encontrei com o secretário da embaixada do Brasil na Líbia, Márcio Augusto dos Anjos, que está no país há quatro anos. Falei também com integrantes tanto do movimento rebelde, que luta contra Kadafi, como das forças do Governo.

 As várias reuniões me levaram às seguintes impressões iniciais:

 O que a imprensa internacional vem publicando a respeito da realidade Líbia não está totalmente correto. Pelo que percebo a maior parte do povo líbio está com Kadafi. Inclusive as mulheres estão armadas e participando do enfrentamento contra as forças rebeldes da CNT (Comitê Nacional de Transição), força que de forma desorganizada está combatendo o governo atual com o forte apoio da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que sabidamente tem interesses econômicos e políticos na sua intervenção. Trípoli é bombardeada todas as noites e alvos civis estão sendo atingidos.

 Na Líbia, 90% da população têm casa própria, automóvel, saúde e educação pública. O país está em pleno desenvolvimento e o mais interessante é que não existia violência antes de começarem os ataques da OTAN. O absurdo é que os mesmo ataques, que geram a violência, tem em sua justificativa a manutenção da paz.

 Pelas informações que obtive, o regime de Kadafi tem conselhos governamentais e setoriais e está disposto a construir uma proposta de paz com a elaboração de um plebiscito para que o povo decida qual regime quer na liderança do país. Entendo que o plebiscito é a melhor saída para este momento triste da história da Líbia, desde que a negociação seja articulada entre as duas forças e não haja intervenção internacional como a que ocorre atualmente, que incentiva a violência e atos de terror. O povo líbio não merece este tratamento violento e desumano.

 Amanhã vou à Djerba, na Tunísia, fronteira com a Líbia, para continuar os encontros com representantes dos dois lados, em busca de um diálogo entre as partes.

 Abs

Protógenes Queiroz

About the author: Protógenes Queiroz

Advogado (desde 1984) Procurador-Geral Municipal- SG/RJ (1989/1992) Delegado de Polícia Federal (1998/2015) Deputado Federal ( 2011/2015) Professor Universitário (desde 1988)

21 Respostas para A verdadeira versão sobre a guerra na Líbia não está na imprensa internacional

  1. Avelino

    Caríssimo Deputado, parabéns pela colocação e de sua visão na questão, mas no seu artigo acima, “A verdadeira versão sobre a guerra na Líbia…” tenho a impressão que V.Exª tenha querido dizer que “a maior parte do povo líbio…”(8ª linha) e não “libanês” como está escrito.
    Desejo-lhe sucesso na sua difícil empreitada.

     
  2. Breno Gorgulho

    Bela matéria Protógenes.
    Bom trabalho e abraços!

     
  3. Carlos

    Voces só publicam comentários a favor não é mesmo?

     
  4. Rodrigo

    Meu caro Protógenes o que vossa exelencia está fazendo aí? Aqui no Brasil existe uma guerra maior que a da Líbia a nossa amazônia está sendo roubada através da biopirataria, juízes estão sendo assassinados., crianças de 12 anos estão ficando grávidas,recém nascidos são jogados no lixo. Na cidade aonde moro falta creches, crianças de 8 anos estão viciados em crak, falta educação de qualidade, nos postos de saúde o atendimento e precário,não tem medicamentos, nos hospitais pacientes estão jogadas no chão. A corrupção na política domina o cenário de horror. Doutor aonde o senhor está? Na Líbia? Por favor meu querido volte, volte correndo o Brasil precisa de vossa exelencia aqui, os nossos jovens estão agonizando e o vossa exelência não está enxergando. Me perdoe doutor mas eu não concordo com o que o senhor está fazendo. ” E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
    Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

     
  5. Jan Kruger

    Senhor Deputado, Tive informações desencontradas sobre o custeio de tal viagem. Um de seus assessores garante que a viagem não esta sendo custeada pela casa, noticia do dia 12 porem mostra que o senhor teria pedido o custeio ao Presidente Marco Maia.
    Quem esta pagando pela viagem?

     
  6. Rafael

    Fala Protogenes,
    Espero q vc volte com noticias esclarecedoras. Pelo que vi atraves da grande midia e tambem por fontes independentes (you tube) o governo kadafi cometia atrocidades contra o povo, principalmente qdo enfrentava protestos por democracia. Me lembro bem que ele era suportado por hordas de mercenários africanos. Em alguns vídeos da pra ver que os mercenarios sequer falavam o idioma oficial da libia. Enfim, tinah motivos convincentes para querer ver kadafi longe do poder, mas com um depoimento desses partindo de um cara respeitado como vc eu fiquei em dúvida!
    abraços

     
  7. Rafael

    A respeito do principio da auto determinação dos povos, que vc cita, tenho a seguinte dúvida:
    A OTAN parece querer impor um destino ao povo líbio, violando este princípio. Certo!

    Mas também não o violaria kadafi, negando a democracia ao seu próprio povo e impedindo-o de escolher seu próprio destino?
    Abraços

     
  8. Leónidas Miranda(-Guiné Bissau)

    Prezado Deputado
    O Sr. está de parabéns é necessário que se denuncie todas essas desinformações da mídia internacional.É muita pena , transformar um País próspero em mais um pedinte na cena internacional . Este terrorismo de estado que alguns Países da Europa Ocidental utilizam para subjugar povos e países a fim roubar as suas riquezas, creio que virá ao de cima com esta guerra na Líbia. Que Deus nos acuda! Um Grande Obrigado, Deputado.

     
  9. Keysler

    Protógenes,cada vez mais admiro seu empenho e coragem no desenvolvimento de seu trabalho.

     
  10. nilo walter

    Prezado deputado Protógenes, use a Tribuna da Câmara para informar aa sociedade a realidade da Líbia. Poxa, 90% com casa própria, saúde/educação bancada pelo poder público é lindo demais .Esse assunto deve ser repercutido na imprensa falada/escrita e se possível televisada. Tô pedindo demais, sei disso, mas não custa tentar. Felicidades

     
  11. Lilian

    Prezado Deputado, primeiro é preciso combinar com o coronel Gaddafi o plebiscito. Não creio que aceite isto, não é do jeito dele.Segundo, pergunto-me a que o senhor se refere quando fala em mídia internacional: BBC, CNN, Al Jazeera, Al Arabyia,Le Monde, Libé, Haaretz, El Pais, e tantos outros,são muitos os jornais eletrônicos, a maior parte, no caso de mídia árabe, com versões em inglês.Portanto gostaria que especificasse qual mídia internacional o senhor lê. Por incrível que pareça li, hoje, um relato bastante crítico sobre a ação da OTAN na Líbia na…CNN!Gostaria que o senhor relatasse a sua experiência na fronteira líbia/tunisiana. Missões de reconhecimento são sempre boas e desejo sucesso.

     
  12. Reginaldo

    Parabens deputado , mas devo acrescentar que nao é só a imprensa internacional de deturpa os fatos nao a tupiniquim aqui da de dez a zero. Inclusive devo acrescentar que a midia daqui e dela sao bracos dos USA.

     
  13. carlos

    Tudo culpa da CIA, do Pentagono, do Congresso Americano e da midia internacional vendida aos projetos imperialistas. Viva Sucupira.

     
  14. marcel

    protogenes, vc esta me dizendo com isso q a midia internacional e nacional estao pregando , vamos dizer, uma pela em nós? as informacoes sao incompletas portanto nao traduzem a verdade do que vem acontecendo?
    se for isso, haveria possibilidade destes “apoios ” a CNT ser uma forma de manipular pessoas para que seja retirado uma pessoa que os “donos do poder” nao querem mais no País? estariam usando a OTAN para outros fins?

    sinceramente se isto for confirmado, estamos numa ditadura mascarada e internacional ainda.

     
  15. Ivan B

    Puxa vida, deputado Protógenes. Sou seu admirador pelo trabalho que fez no caso Dantas, a coragem em enfrentar um poderoso como ele – sem mencionar nas suas investigaçoes anteriores, o caso da MSI/Corintians, as fraudes da arbitragem – e o absurdo afastamento de sua pessoa da Operação Satiagraha. Mas defender o kadáfi? O histórico do Kadáfi é muito complicado, além de ser um ditador, que nao respeita os princípios democráticos.

     
  16. Josias de Ávila

    Só são publicados comentários favoráveis. Que bela democracia e que belo blog!

     
  17. gilberto

    e isso aih deputado porrada neles,os escoteiros do mundo sempre arranjam uma guerrinha para justificar sua gula. quem sabe amanha o iran,a siria,venezuela, e mais adiante o brasil, que com suas riquezas nao esta longe de ser anexado para defeza de seu povo sofredor.
    porque nao defendem o sofredor povo africano, assim evitariam tanta morte por armas, doencas da mais variadas. sera que ningem ve que morre mais gente na africa, do que na libia,
    PORRADA NELES DEPUTADO.

     
  18. madeira

    DEPUTADO,O SENHOR SABE QUE OS INTERESSES SÂO OUTROS,FALAR MAL DA LÍBIA ,DO DITADOR, E QUEREM O PETRÓLEO,MARIONETES,FAZER A FORÇA O POVO SER CAPITALISTA,CONSUMIDOR.NUNCA HOUVE GUERRA NA LÍBIA,A OTAN,FERE A PAZ.MUITO OUTROS INTERESSES,BOM,A REDE GLOBO NUNCA VAI DIZER ISSO,MUITO MENOS A CNN.

     
  19. madeira

    SEI QUE O IRAQUE CONTINUA IRAQUE,O AFEGANISTÂO SEM BIN LADEM,AGORA A LÍBIA, O PROXIMO SERÁ A VENEZUELA,O CHAVES VAI SER RETIRADO DO PODER,AGUARDEM,IMPERIALISTAS COVARDES,MATAM SONHOS, ACABAM COM AS CRIANÇAS,VERDADEIRAMENTE ASSASSINOS DO POVO LÍBIO.

     
  20. Tadeu

    Caro Deputado,por favor, continue a nos informar sobre o caso.

     
  21. MARCOS GOMES

    O sonho de muitos que tem um pouquinho de consciência é ver um dia a máscara desses ditos protetores do mundo cair. A Guerra na Líbia é uma vergonha para o mundo, pois temos no comando das operações a OTAN, organização imperialista que faz valer a vontade dos países ricos. A frente dos discursos temos Sarcozi e Belusconi, ambos envolvidos em escândalos financeiros, amorosos e até de crimes contra desafetos políticos. Assim, como esses ditadores de democracias falidas tem moral para querer tirar um governo de outro País do poder. Para piorar a situação vejo um descendente de africano, com cultura muçulmana, governar um País racista e matar centenas de milhares de pessoas numa guerra que ele mesmo criticou. Pobre mundo, seus habitantes estão fadados a sofrerem não só pelos problemas climáticos mas, pela ganância dos ditos protetores do Planeta.
    Saudações ao deputado e espero que o Senhor que está do lado de corja que comanda o Brasil tenha consciência para denunciar não só a imprensa internacional que acoberta os horrores do crime organizado do G8 e denuncie também a imprensa brasileira que acoberta deputados e senadores que votam à favor de guerras contra o cidadão “Novo Código Florestal”, incentivos à empresas estrangeiras em nosso País e assinam processos de privatizações que expropriam nossa economia e nosso povo.

     

Adicionar um comentário


Últimas Notícias

“SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR”

  Parafraseando… ” SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR” O jornalista Paulo Henrique Amorim hoje ...

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Dep. Federal Cabo Daciolo denuncia fraude nas urnas eletrônicas.

FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS ANISTIA AO DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL, PROTÓGENES QUEIROZ. “…Não há nada escondido que não venha ...

Facebook
Twitter