Perfil 

Protógenes Queiroz é delegado licenciado da Polícia Federal e deputado federal pelo PCdoB de São Paulo.

Foi ele quem comandou a Operação Satiagraha que desvendou um dos maiores esquemas de desvio de recursos públicos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha do Brasil. Ela resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do especulador Naji Nahas, do contrabandista Law Kin Chong, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997-2000) e de outros 14 acusados de corrupção.

Protógenes coordenou, em parceria com a Promotoria de São Paulo, as investigações do caso Corinthians/MSI , por evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Os envolvidos nas fraudes da arbitragem do futebol Brasileiro, em 2005, foram investigados por ele e pelos promotores Roberto Porto e José Reinaldo Guimarães Carneiro, do Gaeco.

O delegado presidiu o inquérito sobre remessas ilegais de dinheiro para paraísos fiscais que descobriu movimentações de quase cinco milhões de dólares das quais o ex-prefeito Celso Pitta seria o principal beneficiário. O ex-prefeito Paulo Maluf foi investigado no mesmo inquérito. Foi de Protógenes o relatório final do inquérito sobre desvios de dinheiro na Prefeitura de São Paulo durante os governos de Maluf (1993-1996) e Pitta (1997-2000).

Protógenes Pinheiro de Queiroz nasceu no dia 20 de maio de 1959, em Salvador-BA e formou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (RJ) onde atuou pela União Nacional dos Estudantes (UNE). No Rio de Janeiro, prestou assessoria jurídica para a Via Campesina, Sindicato dos Operários Navais, associações de moradores e movimentos sociais.

Queiroz era Procurador-Geral do município fluminense de São Gonçalo, quando passou no concurso para Delegado da Polícia Federal, em 1998.

Hoje o deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) é titular da Comissão de Constituição e Justiça, do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis, da Comissão Especial para analisar as Propostas de Emenda à Constituição que tratam sobre segurança pública e da Subcomissão Permanente para analisar denúncias sobre tráfico de drogas, crime organizado, armas, contrabando, lavagem de dinheiro, crimes de fronteira, etc.

O parlamentar é suplente nas comissões de Reforma Política, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Turismo e Desporto, Reforma Política, Políticas Públicas de Combate às Drogas e na Subcomissão Permanente para tratar do sistema de segurança pública, seus órgãos institucionais, carreiras e programas de valorização dos policiais.

About the author: Protógenes Queiroz

Advogado (desde 1984) Procurador-Geral Municipal- SG/RJ (1989/1992) Delegado de Polícia Federal (1998/2015) Deputado Federal ( 2011/2015) Professor Universitário (desde 1988)


Últimas Notícias

Protógenes Queiroz, o primeiro exilado do novo golpe.

Por (JHC) – Bem Blogado Redação – A entrevista de Mariana Godoy, RedeTV!, com Protógenes Queiróz escancara a visão ...

CORRUPTOS AO QUADRADO E CANALHAS AO CUBO

Por Jorge Pontes O que podemos pensar de homens públicos que enriquecem às custas de fraudes perpetradas contra a ...

DELEGADO DA PF, JORGE PONTES, EM HARVARD.

Ontem, o Delegado de Polícia Federal, Jorge Pontes, compôs o painel que discutiu “O Flagelo da Corrupção no Brasil”. ...

Facebook
Twitter