Lula diz que corrupto às vezes tem “cara de anjo” 

 

 

 

Por isso, segundo ele, é difícil descobrir esquemas de corrupção.
Presidente diz que sociedade tem ideia de impunidade sobre autoridades.

Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília

Presidente Lula durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional contra a Corrupção (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (9), Dia Internacional Contra a Corrupção, que é difícil combater a corrupção, “porque, às vezes, o corrupto tem cara de anjo”. Ele disse que prefere ver manchetes “apontando roubo” do que saber que o país “continua sendo roubado”.

Lula envia nesta quarta ao Congresso Nacional um projeto que torna hediondo o crime de corrupção para altas autoridades dos três poderes, em todos os níveis institucionais. Segundo ele, a aprovação dessa proposta pode reduzir o sentimento de impunidade que a sociedade tem em relação às autoridades.

 

  • “Hoje, as pessoas vêem que o cara que rouba um pãozinho vai preso e quem rouba um milhão não vai preso

“Essa lei, espero que o Congresso discuta e aprove. Ela envolve todas as instâncias de poder no Brasil, pode ser que não resolva, mas se o Congresso aprovar pode ser que a gente comece a passar para sociedade a ideia de que não tem impunidade. Hoje, as pessoas vêem que o cara que rouba um pãozinho vai preso e quem rouba um milhão não vai preso. Essa consciência está muito forte nas pessoas. Não é a única saída, mas é mais um degrau na escalada de combate à safadeza com o dinheiro público no país”, discursou. 

 

Lula disse que muitas vezes o corrupto é justamente quem mais ataca a corrupção e tem “cara de anjo”. “A corrupção é difícil de descobrir, às vezes o corrupto tem cara de anjo, é aquele que mais fala contra a corrupção, o que mais acusa, porque ele acha que não vai ser pego. Às vezes a arapuca pega o passarinho”, afirmou.

 

ais cedo, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, anunciou o envio ao Congresso de um projeto de lei que torna hediondo os crimes de corrupção. Segundo ele, a proposta endurece as penas para crimes correlatos como peculato, corrupção ativa e passiba.

“O presidente envia hoje [quarta-feira] um projeto ao Congresso que torna hediondo os crimes de corrupção. Em alguns casos as penas chegam a dobrar”, revelou Hage.

Para ele, a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção tem um significado especial no Brasil, porque “durante anos a corrupção foi vista como mal inevitável e invencível”.

Além do projeto, a CGU também ampliou as possibilidades de consulta dos recursos públicos no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br). Agora, também poderão ser monitoradas as receitas do governo federal, o andamentos dos repasses da União para estados e municípios e ficarão disponíveis as informações pessoais dos servidores ativos do Poder Executivo federal. 

Projeto

O projeto prevê o aumento da pena mínima para casos de corrupção ativa e passiva, peculato e concussão (quando o corrupto pede vantagens para cumprir sua função) de dois para quatro anos para todos os servidores públicos de todas as esferas de poder, federais, estaduais e municipais.

No caso de altas autoridades com poder decisório e ocupantes de cargos elegíveis, o projeto eleva a pena mínima para oito anos, o crime se torna hediondo, portanto inafiançável, e abre possibilidade para prisão temporária de até 60 dias. Se encaixam nesses casos governadores, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, presidentes e diretores de estatais, entre outros cargos de comando.

About the author: Protógenes Queiroz

Advogado (desde 1984) Procurador-Geral Municipal- SG/RJ (1989/1992) Delegado de Polícia Federal (1998/2015) Deputado Federal ( 2011/2015) Professor Universitário (desde 1988)

2 Respostas para Lula diz que corrupto às vezes tem “cara de anjo”

  1. Roxane Massimiliano

    Ate que enfim ele disse algo, coerente, corrupto tem mesmo cara de anjo, ele nos enganou direitinho….

     
  2. Antonio Carlos

    será auto critica?

     

Adicionar um comentário


Últimas Notícias

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Dep. Federal Cabo Daciolo denuncia fraude nas urnas eletrônicas.

FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS ANISTIA AO DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL, PROTÓGENES QUEIROZ. “…Não há nada escondido que não venha ...

Manifestação em apoio a Protógenes Queiroz

Manifestação em apoio a Protógenes Queiroz Dia: 17/02/2018 às 09h. Local: Viaduto do Chá, São Paulo – SP. Juntos ...

Facebook
Twitter