Manifesto 

18/07/2008 – 21h34 – Atualizado em 19/07/2008 – 03h37

Protógenes agradece à equipe da Operação Satiagraha

Nota não diz claramente que ele se afasta do cargo.
Ele se pronunciou em frente à sede da PF, em São Paulo.

Roney Domingos Do G1, em São Paulo

O delegado Protógenes Queiroz saiu à porta da superintendência da Polícia Federal na Lapa na noite desta sexta-feira (18) e leu o agradecimento à equipe que trabalhou com ele na Operação Satiagraha.

A nota não diz claramente que ele se afasta do cargo.

“Cumprindo determinação do Presidente da República Federal do Brasil, excelentíssimo senhor Luiz Inácio Lula da Silva, e em obediência à ordem dos meus superiores, apresento nesta data a nossa singela contribuição na condução da Operação Satiagraha, executada no dia 8 de julho de 2008, em especial no combate à corrupção.
Apresento relatório final do inquérito de Polícia Federal 1202308, que encontra-se tramitando no juízo federal da 6ª Vara Criminal. Quero agradecer aos juízes federais doutor Fausto Martin De Sanctis e ao doutor Márcio Rached Milani, juízes que mantêm sua judicatura a serviço do Brasil e da sociedade; aos procuradores da República Ana Mara Osório e Rodrigo De Grandis pelo acompanhamento, fiscalização dos trabalhos da atividade policial na Operação Satiagraha.”

O delegado agradeceu aos colegas que o antecederam no posto e que permitiram a “continuidade da investigação, interagindo, fornecendo e cruzando dados necessários à Operação Satiagraha”.

Ele também agradeceu aos delegados Karina Murakami Souza, Victor Hugo Rodrigues, Carlos Eduardo Pellegrino Magro, em especial a Victor Hugo que, segundo ele, “permitiu uma ação ousada, arriscada e corajosa, chamada Ação Controlada”.

O delegado afirmou que, guardadas as devidas proporções, contribuíram no processo investigatório os ex-diretores Paulo Lacerda e Renato da Porciúncula; e na execução da operação o diretor geral Luiz Fernando Corrêa.

Para finalizar o texto, o delegado citou o jurista Sobral Pinto. “Como cidadão, deixo à história a lição democrática do saudoso Heráclito Fontoura Sobral Pinto: todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”.

Após ler o manifesto, Protógenes retirou-se rapidamente e, seguido pelos jornalistas, não quis dar entrevista.

 

About the author: Protógenes Queiroz

Advogado (desde 1984) Procurador-Geral Municipal- SG/RJ (1989/1992) Delegado de Polícia Federal (1998/2015) Deputado Federal ( 2011/2015) Professor Universitário (desde 1988)

148 Respostas para Manifesto

  1. Sheyla

    Precisamos divulgar a comunidade do Delegado protógenes no ORKUT. Precisamos lotar aquela comunidade. É importante esse representação dentro daquela rede de relacionamentos que alcança milhões de brasileiros e estrangeiros.

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=61130665

    Vamos lá,. gente ! Vamos utilizar todas as ferramentas da net para não deixar esse assunto “morrer” na mídia e na rêde.

    Grata.

    Parabéns Delefgado e um abração !

     
  2. DANIEL FORTI

    Ja perceberam como a imprensa PIG esta se mobilizando para abafar a Operação Satiagraha e proteger pessoas como o Lula e a Min. Dilma do foco das investigações?
    1- O Lula logo que assumiu em seu primeiro mandato, ao ler a lista dos envolvidos no Banestado, disse:
    -Esses caras tem bala na agulha.
    O delegado foi afastado e o caso Banestado me parece que foi arquivado.
    2- Roberto Jeferson deu toda a ficha do pessoal do mensalão, no final 40 pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha e hoje sabemos que o Zé Dirceu junto com outros 40 ladrões estão livres e o processo foi arquivado ou esta parado na justiça sem que ninguém tenha sido condenado.
    3- O Duda Mendonça foi preso em rinha de galo, junto com outras autoridades, o delegado do caso foi afastado e o processo arquivado e o Duda, que nem publicitário é, continua até a pouco tempo com a publicidade da Petrobras, entre outras empresas.
    4- O governo Garotinho deu um desfalque no Rio-Prev, quando saiu pra Benedita da Silva assumir o governo e ela deu outro desfalque, as contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, mas um acordo na Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro abafou o caso, hoje sabemos que só na área da saúde o Garotinho deu um golpe de mais de 40 milhões, a saúde no Brasil esta agonizando, com esse dinheiro quantas mortes poderiam ter sido evitadas por esses genocidas?
    5- No inicio das investigações do caso Opportunity há alguns anos, a Min. Ellen Gracie impediu a leitura do HD que continha informações sobre contas secretas e pessoas ligadas a política, com que justificativa a Min. tomou essa decisão e por que ela esta obstruindo os trabalhos da justiça?
    6- O filho do Lula entrou numa empresa a Gamecorp que de um dia pro valia milhões de dólares, o Lula com a maior cara de pau disse pra preguntar pro filho prodígio como que ele conseguiu tal proeza, mas ninguem sabe dizer onde esta o Lulinha.
    7- Os negócios do Opportunity e do Daniel Dantas envolvem mais que o o mensalão, das privatizações e das negociatas com o Naji Nahas, a Vila do Pan era um mangue em 2001. Um dia colocaram uma placa que aquela área era de propriedade do Grupo Opportunity e depois coincidentemente, aquela área foi escolhida para se construir a Vila do Pan, não parece estranho?
    Para mim as coisas são obvias, mais uma vez estão querendo blindar o Lula, que na denuncia de formação de quadrilha do mensalão, feita em 2006 por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, ficou na incômoda situação de explicar como se pôde armar ao seu redor uma quadrilha tão numerosa e organizada. Vários delegados que investigaram negociatas do governo foram afastados, sem que ninguem note, a imprensa conivente se cala ou divulga superficilamente os casos de corrupção.
    Esse negócio ta mais pra propraganda ao estilo do Goebbels, uma mentira repetida varias vezes, vira verdade!!!
    O Lula nunca sabe de nada…

     
  3. DANIEL FORTI

    Discurso de José Galló, CEO das Lojas Renner, ao agradecer o título de Personalidade de Vendas do Ano, recebido da ADVB, em 21 de novembro de 2005.

    Senhoras e senhores.

    Caros amigos.

    A crise política brasileira dos últimos meses é a maior prova de que vivemos uma carência enorme de valores.

    Fatos recentes evidenciam que perdemos o bom senso e a noção de justiça e de ética.

    Os escândalos, a corrupção, o mau uso de verbas e o comportamento de muitos homens públicos geram ainda mais incertezas.

    Dora Kramer, articulista do jornal O Estado de São Paulo, comentou em 22 de outubro a decisão do Supremo Tribunal Federal de soltar Paulo e Flávio Maluf. O que mais a intrigou foi a declaração do ministro Carlos Velloso que ” ficou sensibilizado pelas precárias condições em que pai e filho estavam presos”.

    Delegacias e penitenciárias estão cheias de homens e mulheres que cumprem pena em péssimas condições. Por que o sofrimento dos Maluf comove mais?
    É bom lembrar ao ministro que esse pai, Paulo Maluf, é investigado pelo desvio de um bilhão de dólares do país, ou 2,5 bilhões de reais, dinheiro público que daria para construir mais de 150 hospitais e salvar milhares de vidas.

    Em editorial de 21 de outubro, O Estado de São Paulo comentou o comportamento do presidente do Supremo Tribunal Federal durante a votação do pedido de liminar para a suspensão do processo de cassação aberto contra o deputado e ex-ministro José Dirceu, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

    Segundo o editorial, o presidente do Supremo conduziu os trabalhos “como se estivesse tocando uma câmara de vereadores interiorana, forçando seus membros a votar de acordo com os interesses que, por algum motivo, queria preservar”. Foi arrogante, ríspido e preconceituoso com os demais ministros, “furtando-se a quaisquer considerações de natureza jurídica”.

    Que estranhos valores são esses! Onde fica a justiça dos homens, o discernimento e o respeito pelo direito do outro?

    A rotina de escândalos, que culminou com a descoberta do mensalão, escancarou as inúmeras negociatas entre governos, partidos, empresas públicas e privadas.

    No Brasil, as penas prescrevem e a pessoa é declarada inocente, pois não é julgada a tempo. No Brasil, vale a lei da impunidade. Falta eficiência nas investigações, no julgamento dos processos, no gerenciamento das políticas públicas.

    A máquina pública brasileira sofre de incapacidade gerencial. Os gestores não conseguem gastar com eficiência o pouco dinheiro que sobra para investimentos.

    Em três anos de governo Lula, a folha de pagamento do Legislativo cresceu 53,6%; do Judiciário, 35,5%; do Ministério Público da União, 45,2% e do Executivo, 27,8% – todos acima da inflação acumulada de 24,5% ocorrida nesses três anos.

    Fala-se muito na redução de juros, mas pouco nas despesas do governo. A ministra Dilma precisa saber que também é rudimentar e indecente a maneira como o governo aumenta suas despesas, o que torna os juros ainda maiores.

    Os investimentos em infra-estrutura e projetos econômicos e sociais dirigidos à população ficaram abaixo de 1% do PIB entre 2003 e 2005. Mais um dos tantos sintomas que comprovam a ausência de VALORES.

    Já nos perguntamos que Brasil queremos?

    Somos responsáveis e temos que sair dessa passividade com urgência.

    Nós, empresários, líderes, homens e mulheres de bem, políticos corretos, trabalhadores que queremos viver em um país digno precisamos de atitude. É hora de acordar dessa isenção preguiçosa e assumir nossas responsabilidades.

    O Brasil somos nós.

     
  4. DANIEL FORTI

    Dear Mr. Obama
    Thank you very much for the opportunity to get involved in the election of Obama for America.
    After the year of 1960, when we had some growing of the communist toward latin America, it happened that almost all countries as Brazil, Argentina and Chile went under a military government supported by the U.S. government and stayed there for some years.
    Here in Brazil we had stayed more than 20 years without elections or any kind of democracy.
    The military government left Brazil with a corrupted model of democracy, now we have some elections, but elections is more like a play of marked cards.
    The corporative power from corruption use the elections to get into the government and they always find a way to escape from justice and continue their business.
    The corruption of democracy is also supported by international laws that protect secrets accounts in fiscal paradises and by the weakness of the local justice in some corrupted countries, as Brazil.
    Brazil have increase the income of internal products, but most of the benefits goes to the government or to some banks and make benefits to a small part of the population, as politicians get more reach each election.
    My whishes from Obama for America is to have in all America and all the world more democracy, more control of the elections and the return of the all the money from corruption that had been deposited in some international secrets accounts.
    America and the G-8 countries should lead a project against global corruption and the international washing money, supporting actions that allows to the opening of all the bank accounts that hide the corruption of Latin America in some countries as Swiss, Austria and Caribbean’s Islands.
    We also need changes for the world environment policy and the world wildlife protection, that should be a priority of all the countries all around the world, products as soy, corn or alcohol should be welcome since they not destroy the Rain Forest.
    We all need changes for a better world.
    Those are my wishes

    Enviei o e-mail acima ao site: http://www.barackobama.com
    Nunca vi nem FHC nem MALUF, nem LULA pedir ao sistema financeiro internacional a proibição de paises como USA, SUISSA, AUSTRIA e do CARIBE permitirem contas secretas sem dar informações para os paises de origem da America Latina.
    Ha anos a lavagem de dinheiro internacional envolve doleiros tipo Najas e Dantas, entre outros, conta com a participação de políticos corruptos no Brasil e com a resistencia dos paraísos fiscais em devolver o dinheiro do crime organizado.
    Em reportagem do Jornal do Brasil de hoje, 09/070/08 na pg. A7, o jornalista Osmar Freitas Jr. diz que a Beacon Hill, com sede em Manhattan, USA movimentou cerca de 1,3 bilhão de dólares em contas de pessoas corruptas, contraventores e criminosos brasileiros.
    No final do governo FHC parece que estava sendo investigado o caso Banestado, mas Lula logo que assumiu e soube dos nomes da lista disse em entrevista na TV que esses caras tem bala na agulha.
    O caso foi abafado, mas ressuscitou com o mensalão e até hoje assombra a corte de Brasília. Parece que nenhum de nossos políticos tem interesse em defender de maneira séria nossos interesses nas leis contra o sigilo bancário internacional que favorece a fuga de capitais para contas secretas em paraísos fiscais.
    Só mesmo apelando para o futuro presidente americano.

     
  5. carlos santana

    Onde estão os caras pintadas?
    Onde estão a turma que fizeram manisfestação, contra
    o mensalão dolas na cueca, cassação de deputados, mais fiscalização do poder publico etc….?

    Vamos fazer manisfestação pela permanência do delegado
    Protógenes Queiroz, no caso Daniel Dantas, Caras pintadas e Turma da moral???

     
  6. Ana Laura

    Delegado Protógenes,

    Como cidadã, deixo aqui registrado o meu descontentamento pelo seu “afastamento”. Mesmo não conhecendo as autoridades deste país, tento imaginar, (acho que não consigo) o quanto é obscura suas atuações. Não acredito em nada do que foi dito para justificar sua saída. Penso que o senhor, exercendo com dignidade sua função, prendendo alguns elementos já conhecidos por suas atividades ilícitas, atingiu pessoas que “mandam” no nosso país, embora não tenham sido eleitas para esta função.
    Sinto muito a sua saída, o senhor por meio de suas atividades legais faz o que deve ser feito em uma sociedade dita como democrática.
    Volte se puder, se conseguir, se deixarem.
    De qualquer forma, muito obrigada!
    Ana Laura

     
  7. Edson Hautsch

    Gostaria muito que o Protógenes falasse.
    Ele tem o apoio da grande maioria dos brasileiros. Está na hora de desmascarar o Lula. E que fique bem claro, que votei nesse crápula por duas vêzes! Lula sabe de tudo! está envolvido em tudo! E agora posa de santinho. è uma cópia fiel do FHC, na sua pior qualidade. A mentira! Precisamos que os brasileiros dotados de autoridade, nos ajudem a varrer essa escória de corruptos! Começando pela Senado. Avante Polícia Federal!

     
  8. andré

    Sr. Delegado,
    É mto difícil nadar contra a corrente…
    Mas alguns nasceram para isso.
    Parabéns pela coragem!
    Somos seus fãs!
    Abraço

     
  9. tião-Araçatuba/SP

    PELA PRIMEIRA VEZ VIMOS ALGUÉM NESTE PAÍS MOSTRAR DIGNIDADE E HONRADEZ, DEIXEM DR PROTOGENES TRABALHAR.APROVEITO E PERGUNTO ONDE ESTÃO OS SENADORES QUE DIZEM SER A BANDEIRA DA MORALIDADE: ARTUR VIRGILIO, TASSO, SERGIO GUERRA, O CAVALEIRO DESTEMIDO (QUA, QUA) ALVARO DIAS, PORQUE NÃO FALAM NADA, MEDO, ESTÃO ACUADOS É, QUE TAL UMA CPI EM CIMA DE DANIEL DANTAS, VAI ACABAR O IMPERIO FHC E SUA TRUPE DE DISSIMULADOS, VAI DESMASCARAR A IMPRENSA, VAMOS PSDB CONVOQUE UMA CPI SE TIVER CORAGEM E VERGONHA NA CARA.

     
  10. José Henrique

    Delegado quem vazou as informações sobre caso Dantas? Porque só a Globo tem o privilégio e só ela aparece nos casos em que a Polícia Federal age? Gostaria de uma resposta sua. O Presidente Lula o obrigou a continuar no caso?

     
  11. Maria Luiza

    Temos que fazer barulho. O PIG já esqueceu a história. O Lula já defenestrou o Delegado. Vamos debater, vamos participar de todas as comunidades do Dr Protogenes no orkut, e cerrar fileiras para protegê-lo.

    Participem :

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=61130665&tid=5227256760157048973&start=1

     
  12. Maria Luiza

    PT, PSDB, DEM, todos na defesa do Daniel Dantas porque seus medalhões estão enfeitando o pescoço dele. Se eles pedirem uma CPI, o governo cai junto com os tres poderes. É a maior vergonha que já se viu neste país.

    Dr Protógenes, precisamos de voce, precisamos do

     
  13. Maria Luiza

    PT, PSDB, DEM, todos na defesa do Daniel Dantas porque seus medalhões estão enfeitando o pescoço dele. Se eles pedirem uma CPI, o governo cai junto com os tres poderes. É a maior vergonha que já se viu neste país.

    Dr Protógenes, precisamos de voce, precisamos do QUE VOCE SABE, para colocarmos esses bandidos para fora do Poder no Brasil !

     
  14. Gustavão

    Vamos Apurar Tudo!!!

    —Farra do Proer,salvação dos bancos,Segundo Gustavo Loyola e Gustavo Franco,custou 3% do PIB
    —TRT desvio de R$ 169 milhões aos cofres públicos.
    —Banestado, evasão 30 bilhões de dolares através das contas CC-5, Banco Central, gestão FHC-gustavo Franco

    —Propinaria da privataria, doação da vale e…
    Compra de votos na emenda da reeleição

    —O caso Bancos Marka/FonteCindam

    —EM 2002 FHC recebe Dantas no Alvorada e é chantageado para lhe favorecer na Previ,fundo de pensão de R$ 38 bilhões,

     
  15. Protógenes

    Dr Sobral e o delegado Protógenes
    Por PHA 19/07/2008 às 17:26

    È PRECISO TER CALMA, QUE O DELEGADO VAI TERMINAR SEU TRABALHO COM GRANDE VITÓRIA SOBRE OS CORRUPTOS. ( JOÃO )

    19/07/2008 12:03

    POR QUE QUEIROZ SE LEMBROU DE SOBRAL PINTO ?

    Paulo Henrique Amorim

    Máximas e Mínimas 1298

    . Nesta manhã de sábado, o Delegado Protógenes Queiroz, depois de denunciar ao Ministério Público os exercícios de obstrução da Justiça praticados pela Polícia Federal do Presidente Lula, aquele que tem medo, para proteger o quadrilheiro Daniel Dantas, o exemplar e corajoso Delegado Queiroz contou o seguinte a um amigo:

    . Queiroz era jovem e se empolgou com a campanha das Diretas Já.

    . Foi ao comício da Candelária, o mais importante de todos, organizado pelo governador do Rio, Leonel Brizola.

    . Queiroz contou ao amigo que ouviu todos os discursos.

    . Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    . Do Dr. Ulysses.

    . Do Dr. Tancredo.

    . Do Presidente Lula.

    . Eram discursos longos, que muitas vezes se perdiam naquela multidão fantástica.

    . Até que, se lembrou o Delegado Queiroz, convidaram o Dr. Sobral (*) para falar.

    . O Dr. Sobral já devia ter seus 80 anos, era baixo, os cabelos brancos, a voz rouca.

    . O Dr. Sobral disse apenas: O poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.

    . A multidão delirou.

    . A Candelária tremeu.

    . E o jovem Queiroz, que prendeu o quadrilheiro duas vezes, se lembra do Dr. Sobral até hoje.

    . O Dr. Queiroz disse ao amigo que o poder que lhe foi conferido como policial federal é o de combater a corrupção.

    . O poder dele emana do povo.

    . E ele, como um servidor público, espera ter exercido o poder de forma que o Dr. Sobral se pudesse orgulhar.

    (*) Clique aqui para saber mais sobre a biografia do Dr. Sobral Pinto no Wikipédia. http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=415

     
  16. Andre

    parabéns pelo trabalho dr:Queiroz, o que eu posso fazer é colocar o senhor em minhas orações.
    agora vamos tomar cuidado com o Gilmar-Dantas.

     
  17. Carleide

    Sem mágias. Mas a Comunidade “Nao toquemno Dr. Queiroz” foi pirataria. Nunca me inscrevi nela e acordei nela. Acho que era uma outra comunidade com 800 membros que de repente virou essa. Masm tudo bem. Só que o dono deveria abrir um tópico esclarecendo.

    Também sugiro que entremos em todas as comunidades a favor do Delegado herói no orkut, justamente para chamar a atenção para o movimento.

    Parabens Dr Protogenes. O Brasil estava precisando de alguem como voce.

     
  18. Felipe Monteiro

    Carleide, se você observar a comunidade há a data de criação dela registrada no próprio orkut: criado em: 14 de julho de 2008 12:04, não é nenhuma “pirataria”.

     
  19. Do Observatório Imprensa

    Alberto Dines – Observatório da Imprensa
    “o delegado Protógenes entregou (conforme prometera) o
    relatório final ao Ministério Público. Mais “enxuto”, com menos 93 páginas, concentra-se mais no crime de gestão fraudulenta, excluiu todos os jornalistas do relatório parcial”
    http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=495IMQ008

     
  20. Francinete

    Dr. Queiroz,

    Parabéns pelo seu trabalho, Deus está do seu lado, e nós também. É fascinante vê um servidor público como você, defendendo nosso país, dos ratos e ratazanas, encravados no poder público, corroendo a Educação,a Saúde, a Dignidade do Povo Brasileiro. Obrigado pelo trabalho de formiguinha que está fazendo, sua história já está escrita, ninguém apagará.Fique com Deus. Boa noite.

     
  21. Wagner Santos (w7s)

    Parabéns pelo blog e iniciativa.

     
  22. Antonio

    Dr. Protógenes parabéns pela sua atuação na operação Satiagraha! Acho que o que os delegados tanto civis quanto federais precisam de representatividade para se transformarem inamovíveis assim como juízes e promotores. Nasci e cresci em SP, mas agora moro numa cidade de 14.000 habitantes do interior do paraná, e o que aconteceu com o Dr. aconteceu aqui com agente também, o nosso delegado foi promovido sem saber por desagradar certas autoridades da cidade. Bem, me despeço com a seguinte frase: “Por mais rosas que eles matem, nunca conseguirão deter a primavera!” Ernesto Che Guevara
    Abraço

     
  23. João Batista

    O delegado Protógenez é um dos que, estão acabando com a idéia, que algema é o “Rolex de pobre”.

     
  24. JOsé Mario Balan

    O Governo Lula é o governo do medo e da vergonha. Estou com o delegado Protógenes até o fim.

     
  25. José Carlos Coutinho de Azevedo

    Dr. Queiroz, digníssimo. Saiba que o senhor é um exemplo e um motivo orgulho para todos os cidadãos que querem o amadurecimento moral de nosso povo.
    É complicado entender o por quê existem pessoas que se julgam (e, infelizmente, estão) acima da lei em nosso Brasil. Sim, nosso; não deles, como eles pensam.
    Há seis anos vim do Rio de Janeiro para residir em Rio das Ostras. Neste fim-de-semana, fiquei só. Minha esposa precisou ir para o Rio, pois minha filha operou o estômago, e alguém tinha que cuidar dos netos. Meu filho caçula, que também mora aqui, foi ao Rio com sua mulher. E pediu-me que cuidasse de seus cachorros. Decidi que iria à noite alimentar os animais e dormiria na casa dele. Pensei que poderia! Pois, em campanha política, um candidato a vereador, chamado Costa Pereira, apoiado pelo prefeito, organizou um forró perto da casa de meu filho. Pois bem (ou seria pois mal?), eu tentava dormir e não conseguia. Já eram 22h quando liguei para 190 e pedi que fossem tomadas as providências cabíveis, segundo a lei. Passados alguns minutos, o volume do som baixou. Porém, quando passou de meia-noite, o forró voltou com toda potência de som possível. Liguei novamente para 190 e foi-me informado que uma viatura já havia sido enviada. Aos 30 minutos de Domingo, já ia eu embora com minha moxila nas costas, voltando para minha casa. Mas, antes, resolvi ir lá para saber quem havia autorizado aquela aberração. Ao ser perguntado, um barraqueiro me olhou com arrogância e disse: “Foi o Costa Pereira, inspetor da Polícia Rodoviária Federal. Processa ele.” Ou seja, ele está acima da lei, o cidadão pacato, trabalhador, que não é candidato a nada nem tampouco é inspetor de nada, nem de lata de lixo, não tem direito de dormir, mesmo tendo a lei a seu favor. Fico imaginando como deve ser no polígono da seca, onde o coronelismo ainda impera. Deus, tenha misericórdia de nós – cidadãos brasileiro!

     
  26. Lindivaldo

    Parabéns, delegados, pela apuração implacável dos atos praticados pelo Daniel Dantas, Naji Nahas e o resto da quadrilha. O Brasil inteiro deseja a conclusão das investigações.
    Gostaria, entretanto, de saber:
    a) por que os outros delegados da operação Satiagraha não foram elevados também à condição de heróis?
    b) se o Presidente Lula exigiu/solicitou a continuidade do Protógenes na operação, por que ele não aceitou, retornando muito mais fortalecido?
    c) por que a Globo foi beneficiada pelas imagens das prisões?
    d) por que todas as gravações divulgadas pela mídia só procuravam atingir ao governo Lula e à Ministra Dilma? Quem vazava as informações? Por que a seletividade?
    e) se o conjunto das investigações de corrupção abrangia desde o governo do PSDB/DEM, por que não divulgar as falcatruas dos negócios do Opportunity, das privatizações das teles no governo de FHC?
    d) por que exclir os jornalistas do processo?
    e) se é necessário instaurar processo para apuração de obstrução pela cúpula da PF, por que não defender também a apuração do vazamento das informações para a rede Globo?

     
  27. Bragança

    Lendo alguns comentários aqui pude notar algo muito interessante. Parece-me que a maioria das pessoas querem que o delegado Protógenes continue nas investigações para desmascarar o governo Lula. Ou seja: a intenção verdadeira não é prender o ladrão do Dantas e sim tentar sujar o governo Lula.
    Isto mostra claramente a verdadeira intenção de quem anda passando por aqui.
    Eu, verdadeiramente quero que o Protógenes continue investigando esse caso até o fim. e não tenho dúvida alguma de que se assim o for, e se a justiça funcionar no Brasil (o que duvido muito), quemvai parar na cadeia, além do Dantas são: O primeiro é o FHC, quem criou Daniel Dantas e deu a ele a maior parte de seus bilhões. As organizações Globo que estão envolvidas até o pescoço. E infelizmente um que não vai pra cadeia é o ex-ministro de FHC, Sérgio Gomes, uma vez que já morreu. Ele foi o maior amigo de Dantas.
    Como a maioria dos que navegam por aqui é viuva de FHC quero deixar uma pergunta: Por quê o PSDB, a Globo, a Veja, a IstoÉ e a Folha de SP não estão dando tanta ênfase a esse caso? Como vocês não sabem ou não tem coragem de responder eu respondo: Porque todos eles tem muito mais culpa no cartório do que o próprio Dantas.
    Fica Protógenes e desmascare toda essa turma. Quem viver verá!!!
    Quem quiser saber mais dá uma psaadinha no meu Blog: bragablogue.blogspot.com

     
  28. Nivaldo Fagundes

    Parabéns Dr. Protógenes, fora alguns poucos atletas de nosso País, você fez-me orgulhar de ser brasileiro. Tenha cuidados, pois, essa gente é capaz de muita coisa ruim. Deus te abençoe!!!

     
  29. Nivaldo Fagundes

    Parabéns Dr. Protógenes, fora alguns poucos atletas de nosso País, você fez-me orgulhar de ser brasileiro. Tenha cuidados, pois, essa gente é capaz de muita coisa ruim. Deus te abençoe!!!
    Acredito que na segurança pública, tem outros policiais com o mesmo caráter, possivelmente falta a coragem ou sobra temor à falta de paz de seus familiares.

     
  30. Jairo Falcucci Beraldo

    É de lamentar,que o governo Lula,fique na história,por reformar a PF e posteriormente, implodir a própria!Pensava seriamente em votar com o presidente em 2010…Agora me nego!São tudo da mesma farinha…tem que entrar no mesmo saco!E o Mendes????Por favor, meu Deus!!!Desça aqui e faça uma reforma MORAL!!!

     
  31. Zeno Dolinksi

    Bravo, Parabéns!

    Muito obrigado!
    Que seu trabalho sirva de exemplo e seja seguido por outros com o objetivo de quebrar as inúmeras máfias existentes em nosso país.

     
  32. Edson Hautsch

    Brasileiros, apelar para o Lula, é o mesmo que apelar para o Gilmar Mendes, ou seja, não vai dar em nada, porque os dois estão “até o pescoço” nessa história. Lula traiu o povo! Não tem coragem para enfrentar o sistema. É um fraco. Deixou-se envolver por toda essa sujeira, e agora não tem como sair.
    Temos que protestar pelos meios que ainda oferecem alguma esperança. Talves os outros juízes do Supremo. O Senado? E tem alguém limpo por lá?

     
  33. Lino Ferreira

    É triste sentir-se impontente para mudar o que está aí. Há muitos anos espero por alguma mudança, mas nada! A cada esperança de que alguma coisa mudará, tudo continua na mesma ou pior. Os poderes corruptores mandam nos poderes estabelecidos corruptos. Temos que continuar protestando e abrindo os olhos de quem pudermos!

     
  34. Daniel D. Pereira

    Quero esclarecer a todas as vuivas do FHC, que criticam o Governo Lula, que quem banca a POLÍCIA FEDERAL ativa e dinámica, que investiga e prende bandidos de colarinho branco como daniel dantas é este que vocês criticam injustamente, ou seja, o Governo Lula.
    Então, qual é o problema?
    Repondo: Acho que a retirada do Delegado Protógenes do caso daniel dantas e quadrilha, tem mesmo aí é o dedo dos poderosos do PSDB e DEM, que estão com medo que as verdades verdadeiras venham à tona.

     
  35. Wilton Jales

    Protógens você se tornou um herói para o povo que tem necessidade de justiça e encontrou em você um homem honrado e com muito caráter.

    Com certeza você sofreu muitas pressões desse governo corrupto, mas tenho certeza que fez seu trabalho da melhor maneira possível.

    Deixa aqui meu agradecimento e torço para nuca se corrompa e nunca deixe de realizar seu trabalho pensando no bem da sociedade.

     
  36. luiz carlos

    Del. Protogenes !

    Nao perca a oportunidade que o PT teve e simplesmente jogou no lodo !!!

    Continue sua luta !! A historia com certeza o lembrara como alguem que nao sabendo que era impossivel, foi lá e fez !!!!!!!!

     
  37. Julio Cesar

    Que valores passaremos para nossos filhos diante de tais acontecimentos ?
    Qual o prêmio por revelar a verdade ?
    Qual o espetáculo surge ao rasgar as cortinas ?
    A hitória de um Herói, um drama do cotidiano ?
    Para mim não passa de mais uma comédia…
    Del. Protogenes, estou contigo e não abro !

     
  38. Georgette

    Del.
    Protogenes
    O senhor foi afastado simplesmente porque estava para alcancar pessoas que, pela posicao que ocupam no governo deveriam estar na lista de autoridades que prestam relevantes servicos ao Brasil e nao na lista de pessoas que, por terem cometido crimes, estariam na sua lista como Del. Polic. Fed.
    O senhor é o heroi do cidadao brasileiro.
    PARABENS

     
  39. Vicente Feitosa

    Dr. Protegenes. Quero parabeniza-lo, bem como todos os delegados e agentes, que vem fazendo ótimos trabalhos, que engrandecem a POLICIA FEDERAL. Parabenizar tambem o Ministerio Publico e a Justiça. Posso entender a decepeção que o senhor e as instiuições que mencionei sentiram. Mas tenha fé, porque os senhores são concursados e os nossos inimigos NÃO. Forte abraço para todos.

     
  40. raimundo pereira

    Parabéns delegado. Felizmente temos pessoas você. Pode ficar certo que esta sua luta/bravura não foi em vão , talvez seja a 1a luz se ascendendo no fim do túnel. Que Deus o proteja. Raimundo

     
  41. Edvaldo Meira

    Fico impressionado como este pessoal se mobiliza quando o assunto é proteger pessoas mais afortunadas e certamente mantenedoras de “rabo preso” uma com as outras. É Lula, FHC, STJ, STF, ministro que acorda de madrugada para julgar pedido de Habeas Corpus, é juiz que acha as acomodações no cárcere desumanas para Maluf pai e Maluf filho, somente para eles, pois jogados neste mesmo sistema esta um grande numero de pessoal que parecem não ser humanas para o judiciário. Fico aqui pensando no comentário que o ex-presidente Figueiredo disse em visita ao congresso após a queda do regime militar e o inicio desta “democrácia”. Foi mais ou menos assim “Como pode, o regime acabou mas todos que apoiavam os militares estão aqui. Somente eu fui destituído”. E a verdade é esta, é um coronelismo moderno, onde um ajuda o outro e no final das contas quem ousar se contrapor o sistema, leia-se Delegado Protógenes, pode sofrer punições.

     
  42. Geovana

    “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado.

    E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe”.

    Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.

    RETRATO DO NOSSO GOVERNO!!!!

    DELEGADO, NÃO DESISTA DA SUA MISSÃO.

     
  43. sérgio

    “Um homem deve cumprir o seu dever, quaisquer que sejam as consequências pessoais, quaisquer que sejam seus obstáculos, o perigo ou a pressão.”

    Esta é a base de toda moralidade humana.

    Giovani Falcone

    (Juiz italiano assassinado pela máfia)

     
  44. oswaldo jorge baldo

    è necessário apoiar a boa Policia Federal, terminar as investigações e que não seja dado as mãos de juízes corruptos.

     
  45. DANIEL FORTI

    Parabéns Geovana
    Belo texto, aqui já se falou de tudo, do número das contas secretsa do amante argentino da Marta, das fazendas do filho do Lula, da corrupção que toma mais de 160 bilhões de dólares todos os anos do governo Lula e tantas outras coisas desse governo nojento.
    Sempre chega uns arapongas do PT pra dizer que o FHC que é corrupto e outras bobagens e fica tudo por isso mesmo, a corrupção esta escancarada, mas o povo esta anestesiado, bestificado pela idiotização global.
    Parece que para esse mal não tem remédio.

     
  46. Alessandro Velozo

    Salmo 40

    ANUNCIAR A JUSTIÇA DE DEUS

    Esperei ansiosamente por Deus.
    Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito.
    Fez-me subir da cova fatal e do brejo lodoso;
    colocou os meus pés sobre a rocha e firmou os meus passos;
    pôs em minha boca um cântico novo, um louvor ao nosso Deus.
    Vendo isso, muitos irão temer, e confiarão em Deus.
    Feliz é o homem que confia em Deus!
    Ele não se volta para os soberbos, nem para os seguidores da mentira.
    Quantas maravilhas realizaste, meu Deus!
    Quantos projetos em nosso favor!
    Ninguém se compara a Ti!
    Quero anunciá-los, falar deles, mas ultrapassam qualquer conta.
    Não queres sacrifícios, nem ofertas, mas, abriste os meus ouvidos.
    Tu não pedes holocausto pelo pecado.
    Então eu digo: “Aqui estou para fazer a tua vontade!”
    Meu Deus! Eu quero ter a tua lei dentro das minhas entranhas.
    Anunciei a tua justiça na grande assembléia e não fechei os meus lábios: Meu Senhor tu o sabes!
    Não escondi tua justiça dentro do meu coração, falei da tua fidelidade e da tua salvação; não ocultei teu amor e tua verdade diante da grande assembléia.
    Quanto a Ti, ó meu Deus, não negues tua compaixão por mim; teu amor e tua verdade sempre irão me proteger.
    Porque me rodeiam desgraças a não mais contar; minhas culpas me atingem, e não posso fugir;
    são mais que os cabelos da minha cabeça e o meu coração me abandona.
    Senhor, vem libertar-me, por favor!
    Senhor, vem depressa me socorrer!
    Fiquem envergonhados e confundidos aqueles que buscam perder a minha vida!
    Recuem e fiquem envergonhados aqueles que tramam a minha desgraça!
    Fiquem mudos de vergonha aqueles que se riem de mim!
    Exultem e alegrem-se contigo, todos aqueles que te buscam!
    Os que amam a tua salvação repitam sempre: “Deus, Nosso Senhor, é grande!”
    Quanto a mim, sou pobre e indigente, mas o senhor cuida de mim.
    Tu és meu auxílio e minha salvação.
    Meu amado Deus, não demores.

     
  47. JEANNE FEITOSA

    É dificil disser que no Brasil exista gente como o senhor,espero que isto seja um exemplo para os demais fazendo com que o nosso País tenha mas integridade.Sua forma de mostrar justiça anima os brasileiros que são honestos……e serve de lição para quem so vive com a medida do ¨TER¨…….

     
  48. Alessandro Velozo

    Caro Protógenes,

    Embora não professe religião este salmo acima me ajudou a manter a firmeza de minhas posições em momentos de pressão e injustiças que sofri dentro do serviço público.
    O nosso Estado, em todos os âmbitos e esferas de poder, está podre e carcomido pela voracidade dos interesses pessoais e de grupos externos assim como pelo apetite insaciável destes gafanhotos gordos, corrompidos e sem-vergonhas, lotados ou assentados em cargos públicos comissionados de liderança, onde deveriam servir a população, o bem comum, zelar pelo bom andamento dos trabalhos, dos meios e do pessoal e pela lisura do setor de segurança pública. Este batalhão de corruptos, alijados e alinhados à todas as atividades que perpetuem o suborno, à defesa e lobby de interesses alienígenas excusos e corrupções de todos os tipos são os pais da injustiça que tira o leite das crianças carentes, abrevia a vida das pessoas nos hospitais, tira da escola e joga na rua os meninos e meninas que um dia herdarão esse mar de lama chamado Brasil. Essa gente tem sangue de inocentes nas mãos. E excremento na alma.

    Parabéns pela sua conduta digna e pelo seu trabalho exemplar. Como funcionário público eu sinto orgulho de ver e saber do seu exemplo.

    A verdade é uma só. Nenhum um mal poderá te abater.

    Alessandro Velozo – Sorocaba /SP.

     
  49. DANIEL FORTI

    O BRASIL ESTA MORTO
    A causa mortis foi a conivência com a corrupção, esse cancer que se alastrou por todos os partidos e todos os poderes dessa república prostituída.
    Não temos lideranças que não estejam corrompidas.
    Isso aquinão é um país, mas um negócio sujo.
    Militares, civis, jornalistas e trabalhadores.
    pessoas que não tem valores nenhum.
    Depois vem falar mal do FHC, do Bush…
    Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    um país de todos que não valem nada!!!

     
  50. Lindivaldo

    AQUI TEM CENSURA DA PESADA!!!! SÓ DIVULGAM PARABÉNS E APLAUSOS AO DELEGADO. NÃO ACEITAM QUESTIONAMENTOS.

     
  51. Miguel Daniel Neto

    Caro Protogenes. Bote a boca no trombone. Preste mais esse relevante serviço ao país.
    Desmascare essa canalha protegida pelos gilmares mendes da vida e pelo covarde tasso genro (não merecem maiúsculas).
    Esse episódio não pode ficar em baixo do tapete.
    O sentimento popular está com você. Não nos decepcione.

     
  52. Weslley BH - MG

    Parabéns Dr. Protógenes, pena que nossa Justiça foi feita para não funcionar…

     
  53. Weslley BH - MG

    Ser policial é abraçar uma das mais difíceis profissões do mundo, tendo em vista os procedimentos de alto risco e as inesperadas situações emergenciais, que exigem do policial um desempenho rápido, correto, preciso, fundamentado na lei e em absoluto bom senso.
    Errar, ainda que possível, não se é admissível. A sociedade exige que este ser policial, vindo da mesma sociedade falível, mantenha-se perfeito em suas ações como se viesse de outro mundo.E porque não se pode errar? Porque representa para o ser policial a fuga do juramento feito e de pilares que norteiam um bom policial: a defesa da lei, dos direitos humanos e da devoção à profissão mesmo com o risco da própria vida!
    Ser policial, portanto, é estar diante de situações antagônicas e ao mesmo tempo complementares: é o enfrentamento da violência em defesa do cidadão. É a abordagem ao indivíduo suspeito com o fim de prevenir novos delitos. É a satisfação de prender quem acabou de cometer um crime.
    O maior orgulho e a melhor recompensa para o ser policial, é aliar as atividades do dia-a-dia com o servir ao próximo. Afinal, exerce esta árdua profissão em defesa do outrem e não para sua própria defesa. E aí reside o ponto alto de ser policial: a possibilidade experimentada por poucos de assumir o papel de guardião da sociedade!
    Vivem-se dias difíceis com os problemas enfrentados no mundo moderno na área de segurança pública. Naquilo que compete a este ser ele está buscando, dia-a-dia, a melhoria dos seus serviços em prol de uma sociedade mais segura. Mas querem mais deste ser. Responsabilizam-no por todos os problemas de insegurança pública, desconsideram os outros atores sociais presentes na sociedade. Exige-se que ele resolva as complexas questões desta área como um super herói, um super ser policial.
    Como em toda profissão, há aqueles que desviam suas condutas. Mas as instituições policiais são compostas em sua maioria, por seres imensamente devotados à causa maior de servir e proteger o cidadão. Se errarem é porque infelizmente não são Seres policiais, são humanos!

    CLAUBER WAGNER VIEIRA DE PAULA – MAJOR DA PMCE

     
  54. Afrânio Feitosa

    Caros,
    Gostaria de parabenizar o Delegado Protógenes, pelas as ações policiais onde com coragem e respaldado pela à lei está pondo na cadeia esses verdadeiros bandidos.
    Infelizmente à nossa justiça (instituição que tenho plena confiança)acaba cometendo erros grosseiros.
    Torço para que o Delegado continue exercendo suas funções normalmente, que ele não se intimide com esses fatos, pois tenha à certeza de que o povo brasileiro está do seu lado.

     
  55. Sheyla

    Estou em uma comunidade maravilhosa que homenageia o Dr. Protógenes.

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=61130665

    Lá, só não se pode falar mal do Delegado. O resto, é liberado.

    Também, o que temos de mal a falar de um homem que ama o seu país e cumpre sua função ?

     
  56. João Batista

    Me envergonhei de ser gaucho, enviei uma mensagem a Tarso Genro, entitulada “mais vale fugir fedendo, que morrer cheiroso”, falando sobre meu descontentamento e vergonha. Pior, acho perigoso oque estão fazendo, não bastasse o afastamento do Dr. Protógenes, estão vendendo a imagem de uma policia federal, tipo comédia pastelão,onde policia vigia policia. Quero lembrar que seguinto a ordem, a nossa ultima esperança era a policia federal, agora o povo terá que aderir ao “FAÇA VOCÊ MESMO”.

     
  57. Walter

    Parabéns!
    O Povo Brasileiro aplaude e apoia sua coragem e seu proficionalismo,pena que não tem mais 100 protógenes para por fim essa bagunça com o dinheiro do Povo.

     
  58. Fabio

    Parabens ao baixo escalao da PF

     
  59. José Oliveira Serejo

    Parabéns Delegado.
    Os pilares desta República podre começou a ruir eu tenho certeza de que quando o juiz Fausto de Sanctis decretou a prisão deste escroque e dois ladrões toda”republica” tremeu, eles não contavam com sua coragem e ousadia que dentro da lei os colocou na berlinda e a imprensa fez o seu papel.É sabido que Daniel Dantas foi quem abasteceu o mensalão e que paga propina para qualquer um que se meta no seu caminho,até Lula tem medo dele.
    E um diligente seguidor da impunidade o soltou duas vezes, o que ele desrespeitou todo um trabalhao da PF, é certo que já havia um esquema de soltura combinado com o seu advogado e assessores do juiz solta preso.
    Pelo menos ele teria de cumprir a prisão tempóraria devido ao seu poder de imtimidar pessoas e instituções.E se ele ameaçasse contar tudo seria um arquivo morto,pois com essa turma não se brinca.
    Parabéns Delegado.

     
  60. carlos agualusa

    Caro Protógenes, aproveito esse espaço para deixar um abraço do velho colega de faculdade, viagens na barca, de ANP (XV CF – 98) e agora DPF como vc.
    Deixo tb um abraço para o Bruno Zaratim.

    Sucesso na Curso aí em Brasília!!

    Carlos Agualusa

     
  61. levindo de assis lopes neto

    Sem querer ofender. A grande maioria dos comentários, parecem ser daqueles que so se informam através jornalões e revistas com jornalistas comprados: o buraco é mais embaixo; trata-se de todo o sistema indiferente de presidentes e partidos. Recomendo leitura de “O Operador”, livro que conta como se dá lavagem e pagamento das autoridades, A coisa é endemica…

     
  62. Claudio Machad

    Parabéns Delegado.
    O povo nunca vai saber exatamente o porquê de seu afastamento do caso.
    Mas quem lhe afastou sabe, não é mesmo?
    E sabemos quem lhe afastou do caso.
    Sentiram-se incomodados.
    Infelizmente nosso povo perdeu a capacidade de se indignar, ninguém vai às ruas. Estamos sem líderes. na verdade não confiamos em mais ninguém, nem no governo, nem no Judiciário e nem no legislativo.
    E falamos mal dos Argentinos.

     
  63. Almir Cavalcante

    Dr. Protógenes,
    Não só eu, mas todos os brasileiros lhe somos muito gratos pela sua coragem e competência e acima de tudo sua honradez na condução deste fato, que diga-se de passagem, é o mais ardiloso caso envolvendo as esféras tanto da PF como do alto escalão do nosso tão corrupto Governo Federal.
    O Sr. não precisa mostrar mais nada, pos os fatos falam por si só.
    O que eu acho uma tremenda vergonha é o nosso Presidente da República não enchergar essa podridão (se é que ele tem vergonha).
    Mas os olhos do povo aos poucos vão se abrindo, e não será os salários familia ou os outros argumentos que esse tão sujo governo usa para nos iludir que farão de nós um povo omisso.
    Chega de pouca vergonha!!!!!!!!!
    São pessoas como o Sr. – quando me refiro ao Sr, me refiro também a toda sua equipe- que o Brasil precisa.
    Já começamos a ver uma luz no fim do túnel.
    E a todas as pessoas de boa índole que façam uma analise profunda quando for escolher seus candidatos para lhes representar em todas as esferas do governo.
    mais uma vez, PARÁBENS AO SR. E SUA EQUIPE.

     
  64. Gilvan Malta

    Em menos de um mês, eu tive uma tristeza e uma alegria. A tristeza é ver que pessoas de quem o pais precisa, nas tomadas de decisões mais importantes, agiram com tamanha ganancia e egoismo, deixando àqueles que deles esperançavam desiludidos. A alegria foi a resposta dada com tamanha honestidade, e senso de dever civico, esta que deveria ser a bandeira daqueles que se julgam Deus. PARABÉNS A VC DR. DELEGADO PROSTÓGENES QUEIROZ, QUE NÃO PRECISA ESCONDER-SE E NEM ´TÃO POUCO ABAIXAR AS VISTA ANTE A BANDEIRA DA HONRA.

     
  65. paulo cesar

    Gostaria de saudar o delegado Queiroz,que fez com que tivessemos pela primeira vez a justiça sendo praticada neste país, indepente da condição finaceira do suspeito , homens como o delegado Queiroz , o juis Desanctis e seus colaboradores são herois neste lamaçal de corrupção que é a vida publica do país, pessoas como eles que se movem sobre esse lamaçal sem se sujarem merecem gratidão e respeito dos cidadãos dessa nação que trabalham e ganham a vida honestamente. Obrigado Delegado Protógenes Queiroz

     
  66. Fábio

    Parabéns pela sua atuação.
    Lendo os jornais de hoje, percebemos que as investigações serão mais difíceis daqui para a frente. A mordaça está pronta para ser usada.
    Alguns atos poderão levar a silenciosa caserna a se manifestar. Aí …

     
  67. Evandro Banzato

    Prezado Protógenes Queiroz,

    – Parabéns pelo exemplo deixado à família Protógenes!
    – Parabéns pelo exemplo deixado aos brasileiros!
    – Parabéns pelo exemplo deixado aos corruptos deste país!

    Bons exemplos devem ser espalhados feito vírus pela sociedade, principalmente quando vindo de homens públicos como você. Parabéns.

    Esta é a sua postura. Esta é a minha postura!

    Evandro Banzato
    Santo André-SP

     
  68. Wilson Filho

    Valeu pela dedicação e seriedade pelo seu trabalho!!! Infelizmente esses bandidos contam com um grande apoio de outros politicos e da imprensa. Vergonha de ser brasileiro!!!
    Quem trabalha honestamente nesse país, sempre é prejudicado!!!!!!!!

     
  69. André Luiz

    Prezado Protógenes,

    Me sinto leigo e ingênuo para compreender toda a polêmica em torno de suas ações, no entanto, é fácil reconhecer a sua coragem, espírito aguerrido, inteligência, comprometimento profissional e determinação pessoal.

    A sociedade brasileira é carente de líderes no governo que sejam devotados à causa ou funcionalismo público, mas que não tenham manchas ou suspeitas associados a trajetória profissional e pelo que pode ser facilmente percebido nos comentários no blog e nas conversas que nós, cidadãos comuns travam nas padarias, nos condomínios, nos momentos de lazer etc… é que o Sr está ocupando um lugar importante no imaginário popular como um líder correto, com uma bela trajetória. Parabéns!

    Parabéns também pela iniciativa de lançar o blog e pelo título escolhido (“o blog do Protógenes Queiroz” simboliza um gesto de humildade porque nos aproxima da pessoa ao mesmo tempo que mantém o respeito ao Delegado, ao Doutor e ao que o Sr representa na função e cargo que ocupa na hierarquia do estado).

    Foi realmente uma grata surpresa tomar conhecimento do seu blog.

    Que Deus ilumine os seus passos e o proteja.

    Abs e boa sorte sempre!

    André Luiz

     
  70. DANIEL DANTAS

    O OVO DA SERPENTE

    NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM, AINDA TENHA DÚVIDAS, NO “CANAL LIVRE” DA BANDEIRANTES, O EX-GUERRILHEIRO CEZAR BENJAMIN, PRESO, EXILADO, ANISTIADO, SOCIÓLOGO E PROFESSOR, COORDENADOR DAS DUAS PRIMEIRAS CAMPANHAS DE LULA EM 1989 E 1994, RASGOU DIDATICAMENTE O TUMOR DA CORRUPÇÃO DE LULA E DO PT.
    CONTOU A HISTÓRIA VERDADEIRA DE LULA E DO PT QUE NINGUÉM, OU POUQUÍSSIMOS CONHECEM, COMO NUMA AULA MAGNÍFICA: UMA DENÚNCIA BRILHANTE, IRRESPONDÍVEL E ARRASADORA! DEFINITIVA!
    1 – EM 1993, PARA RETOMAR O COMANDO DO PT QUE HAVIA PERDIDO E QUE REASSUMIRIA EM 1995 COM A ELEIÇÃO DE DIRCEU PARA PRESIDENTE DO PARTIDO, LULA NOMEOU UM DESCONHECIDO PROFESSOR PRIMÁRIO DE ARITMÉTICA DE GOIÂNIA, DELÚBIO SOARES, PARA REPRESENTANTE DA CUT NO CONSELHO DO FAT. ERA A MINA.
    2 – O FAT É O FUNDO DE ASSISTÊNCIA AO TRABALHADOR, COM MAIS DE R$ 30 BILHÕES DE REAIS, DO FGTS. TEM UM CONSELHO, CONTROLADO PELO GOVERNO, DO QUAL FAZEM PARTE AS CENTRAIS SINDICAIS , ENTRE AS QUAIS A MAIS PODEROSA, A CUT, QUE É O BRAÇO FINANCEIRO DO PT. O CONSELHO É QUEM DECIDE OS INVESTIMENTOS, “ADMINISTRA” O DINHEIRO DO FAT.
    3 – NO FAT NASCEU DELÚBIO, E SUA FURIOSA CAPACIDADE DE FABRICAR DINHEIRO, CUJAS CAVERNOSAS VIRTUDES FINANCEIRAS SÓ LULA E DIRCEU CONHECIAM. NA CAMPANHA DE LULA, EM 1994, O ESTUPEFATO GUERRILHEIRO BENJAMIN DESCOBRIU QUE O GROSSO DO DINHEIRO DO PARTIDO VINHA CRIMINOSAMENTE DO FAT.
    4 – BENJAMIN CHAMOU LULA, DIRCEU, O COMANDO DO PT, E DISSE QUE AQUILO ERA UM ESCÂNDALO INACEITÁVEL. LULA E DIRCEU MANDARAM QUE EM NOME DO PARTIDO ELE ESQUECESSE TUDO. BENJAMIN NÃO ESQUECEU, DISCUTIU EM REUNIÕES INTERNAS E ABANDONOU O PT. FOI A PRIMEIRA GRANDE PERDA DE LIDERANÇA DO PT.
    5 – JÁ NAQUELA ÉPOCA, BENJAMIN PROFETICAMENTE DISSE A LULA, DIRCEU E TODO O GRUPO ARTICULAÇÃO: “ISSO AÍ É O OVO DA SERPENTE”. E ERA! DEZ ANOS DEPOIS, LULA, DIRCEU, O PT, EXPLODEM TODOS, POR CAUSA DO OVO DA SERPENTE, DO DINHEIRO DO FAT QUE APODRECEU E EMPORCALHOU O PARTIDO DO GOVERNO LULA.

    Dantas diz ter lista com contas do PT
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1003178-EI306,00.html

    O banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, afirmou à revista Veja ter informações sobre contas em paraísos fiscais do exterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários petistas ligados a ele. Dantas estaria tentando usar essas informações para se defender de pressões que estaria sofrendo do PT, de acordo com a edição da revista desta semana.

    Na sessão da CPI dos Bingos em que foi ouvido o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) revelou o teor de um documento no qual o banco Opportunity diz ter sofrido perseguição do governo Lula por rejeitar pedidos de propina de “dezenas de milhões de dólares” feitos por petistas em 2002 e 2003. A carta foi escrita por advogados de Dantas e entregue à Justiça de Nova York, onde o banqueiro é processado pelo Citigroup por fraude e negligência.

    Por causa dessas pressões, Dantas estaria reunindo um dossiê, baseado em uma lista feita pelo investigador Frank Holder, ex-diretor da agência internacional de espionagem Kroll. Nela constariam o nome do presidente Lula, dos ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Gushiken (Secom), o atual titular da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o senador Romeu Tuma (PFL-SP) como titulares de contas em paraísos fiscais. A lista é referente ao primeiro semestre de 2004.

    Além disso, Dantas compilou metodicamente não só os pedidos de propina como também as contratações e os pagamentos efetivamente feitos para tentar aplacar as investidas do atual governo sobre seus interesses.

    Segundo a Veja, os dados foram verificados por especialistas e apresentaram inúmeras inconsistências, mas nenhuma suficientemente forte para eliminar completamente a possibilidade de os papéis conterem dados verídicos.

    Não deu no Jornal Nacional
    A balança comercial do Brasil fechou negativo no semestre de 17,5 bilhões de dólares, só que no atual governo LULA a corrupção tira do Brasil mais de 160 bilhões por ano, ou seja, 80 bilhões por semestre. Fazendo as contas, se não fosse a corrupção desse pais dirigido por petistas, tucanos e arapongas canalhas a balança daria um saldo de 63,5 bilhões de dólares nesse semestre ao invés de dar prejuízo.
    Essa informação da corrupção não foi nem citada no Jornal Nacional, mas apareceu no Jornal da Band, mais uma prova que o Paulo Henrique Amorim tem razão.
    O pior é ver o William Boner e a Fátima Bernardes dizerem boa noite sorrindo no final, como se tudo isso fosse normal ou irrelevante, pois é mais importante manter essa falsa ilusão de crescimento.
    Com essa grana dava pra acabar com a falta de moradia, de escolas, de estradas e de sanemanto, dava pra acabar com as favelas e a violência!!!

    Lula saiu da crise do mensalão para o rega bofe da CUT em 2 anos, e continua firme com suas festas da quadrilha.

    Lula em abril de 2006:
    Depois da arrasadora denúncia da quadrilha petista feita por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, Luiz Inácio Lula da Silva ficou na incômoda situação de explicar como se pôde armar ao seu redor uma quadrilha tão numerosa e organizada. São 40 os ladrões de dinheiro público, encastelados no governo do PT e denunciados pelo procurador-geral.
    -Hoje, o Zé Dirceu, o Valdomiro Diniz, o Delúbio e todos os mensaleiros vão bem, obrigado.

    Lula em abril de 2008:
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu em uma solenidade, um grupo de mais de 50 sindicalistas para comemorar o veto ao artigo que obrigava essas entidades a prestar contas do uso do imposto sindical ao Tribunal de Contas da União.
    Entre os presentes estavam o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical. Comemoraram em uma festa a portas fechadas o veto do presidente Lula à medida que abriria a caixa-preta de cerca de R$ 1,2 bilhão anuais, sendo R$ 100 milhões só para as centrais sindicais.
    Um verdadeiro golpe de mestre.
    Dos comentários do caso Daniel Dantas de Euglaudston Celestino na internet:
    A pressa toda de seus cumpaneiros em abafar o caso, não chega somente em outros lugares, chega dentro do Palácio do Planalto, pois não é a primeira vez que se quer blindar o Presidente Lula, o Seu Secretário Gilberto Carvalho e Dilma Russeff, vamos recordar um pouco, lembram-se do caso Duda Mendonça, ao ser preso sacou do telefone e de imediato o delegado foi destituido e ele solto, no caso do Dossiê contra o Candidato do PSDB, a Policia Federal prendeu os elementos dentro de um hotel com1.700,000,00, o delegado foi afastado e até hoje ninguém sabe da conclusão -eram os aloprados, mas ainda tem outros casos, bastam procurar.
    O Lula como sempre não sabe de nada…

    MAIS UMA DA QUADRILHA
    LULA e o Cartão VISA
    recebi esta mensagem bem antes de estourar o escandalo dos cartões
    E Uma Vergonha!!!!! deveria ser publicado nas primeiras páginas do principais jornais do país se for verdade, pergunto. Por que o Sr William Bonner editor chefe do jornal nacional da tv Globo do clã dos Marinho não divulga em horário nobre tal
    vergonha???? Quem tiver acesso ao Sr. acima referido seria bom envia ele essa cópia

    O Presidente Lula, fez um contrato com o Cartão Internacional VISA dando um cartão de crédito para cada uma das 39 pessoas do governo(executivo) e um para Ele (Lula). O limite de cada cartão era de 400(mil) e todos os usuários eram obrigados a fornecer o extrato mensal dos cartões para divulgação no site do Governo (executivo). Os beneficiários gastam em média 350(mil) /mês. A condição seria para eventuais gastos à “serviço” do executivo nacional.
    Está achando um “absurdo”, então continue lendo…
    O Presidente Lula, recebeu o mesmo “benefício”, porém, a única diferença é que no primeiro e no segundo mês ele ultrapassou o limite estipulado.Sendo assim, a administradora do cartão elevou para 1(milhão) o limite de todos os cartões.
    Para complementar, dias atrás, o Sr. Aluizio Mercadante foi à Plenário no Congresso Federal, proibir a divulgação dos extratos no site, alegando “QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL” (????- ou vergonha nacional???). Bom, diante desta situação, somos obrigados a concordar com a atriz Regina Duarte que durante a campanha para presidente na última eleição dizia:”…eu tenho medo do PT…
    “Realmente não há nada que não possa piorar…….

    FILHO DE LULA COMPRA FAZENDA NA REGIÃO DE ARAÇATUBA POR 47 MILHÕES

    Vocês sabiam que o filho do presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era subempregado do zoológico em São Paulo, acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de boi Nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa,nada divulgou!!!! como isso é possível???????
    Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas onde o Lulinha arrumou esta grana toda?
    Como ele é inteligente, né? Quase um novo Bill Gates!!! De um salário de R$ 1.500,00 para 47 Milhões.
    Igual, só o Bill Gates mesmo, que façanha.
    Vamos fazer a nossa parte.
    Obs:. Esssa fazenda do Lulinha é a primeira a receber o Certificado de Exportação para Europa.
    Que coincidência né!!!

     
  71. HELENA

    Nós alagoanos, estamos vivendo uma situação se não igual,porém, semelhante a vivida pelo delegado Protógenes; e nos sentimos enojados com decisões que afetam uma população sem qualquer direito à segurança.Hoje o mesmo ministro que concedeu habeas-corpus ao Daniel Dantas acaba de conceder também a dois deputados presos aqui,sob investigação da polícia civil e federal acusados e com provas testemunhais de crimes de pistolagem etc. Esse ministro continua benevolente com os marginais.

     
  72. Icaro Queiroz

    Gostaria de ainda tivesse sob o comando da operação, mas mesmo assim, PARABÉNS.

    Brasileiros assim é que precisamos frente as operações fraudulentas.

    Paz,
    Icaro Queiroz
    http://icaroqueiroz.blogspot.com/

     
  73. Jeremias

    A Justiça, sorrateira, com o dedo indicador direito levanta a venda…

    _ “Ops! É o Daniel Dantas”.

    O Homem de Costas-quentes, o destemido Dantas, agora é um POP STAR, isso ao menos evidencia sua criminalidade diante da população. Embora, creio eu, “há muito mais coisas entre Daniel Dantas e o Senado do que pressupõe a nossa vã filosofia”

    E, Por fim, meus sinceros parabéns à Protógenes Queiroz, esqueçamos, por um momento, de Tiradentes e Duque de Caxias e saudemos o mais novo herói brasileiro…
    …Com um “quê” De herói grego.

    Att,
    Jeremias

     
  74. VALDO

    – O BRASIL PRECISA QUE O DELEGADO CONTINUE A FRENTE DESTE CASO, PARA QUE SE RECUPERE MINIMAMENTE A CREDIBILIDADES DAS INSTITUIÇÕES, JÁ APODRECIDAS POR DÉCADAS E MAIS DÉCADAS DE DESMANDOS DE ACORDOS DE CÚPULA, DE USO DO POVO DO SEUS SUOR E DO SEU SOFRIMENTO PARA INTERESSES DE UMA ELITE CORRUPTA E DECRÉPITA.
    – PATIFES COMANDAM HA ANOS ACORDOS DA ELITE BRANCA NESTE PAÍS, AMEDRONTANDO UNS E CRIMINALIZANDO OUTROS A SEU BEL PRAZER, OU QUANDO TEM INTERESSE CONTRARIADOS.
    –E AGORA QUE SURGE NO HORIZONTE HOMENS E MULHERES,COM DIGNIDADE E MUITA CORAGEM,SÃO OS NOSSO HERÓIS, COMO OS JA CITADOS NOMES DE DELEGAGO AO MPF, COMO QUEIROZ, SANCTHIS E OUTROS, VEM UMA FALSA MORAL DE UMA MIDIA IGUALMENTE CORRUPTA E A SERVIÇO DESTAS NEGOCIATAS, QUE ESCANDALIZAM ESTE PAÍS ( PRINCIPALMENTE DE GETULIO VARGAS PARA CÁ).E MUITA NEBULOSIDADE MAL EXPLICADA PAIRA NO AR.
    E QUE SE NAO FORMOS AS RUAS, VAI FICAR POR ISSO MESMO.
    CHEGA O POVO (NÓS OS IDIOTAS ) NÃO SUPORTAMOS MAIS TANTA SACANAGEM. E PARA LULA, DIGO NAO PASSE PARA A HISTORIA COMO O FROUXO. POIS FOI O POVO SOFRIDO QUE TE SALVOU EM 2006.], SE NAÕ JA ESTARIA NA CADEIA, OU PENSA QUE ESTA ELITE POUPA UM PÉ DE CHINELO?
    – POR QUE O PAC PASSA, BRASIL PRECISA….QUE.
    -CONTINUE DANDO LIBERDADE A PF.
    -NÃO AO FIM DOS GRAMPOS, POR QUE ASSIM NEM BEIRA MAR ESTARIA NA CADEIA.
    – IMPEDIMENTO LEGAL A GILMAR MENDES, O SUPREMO DA QUADRILEHIRO.
    – DEMISSÃO DO MINISTRO MANGABEIRA POR, PREVARICAÇÃO E CONFLITO DE INTERESSES.
    – CONTE AO PAÍS O QUE LHE ATORMENTA NO CASO DE DANTAS, E O QUE TEM NA MANGA AINDA DANIEL DANTAA QUE TANTO MEDO CAUSA AO PLANALTO?
    – MOSTRE TUDO O QUE FEZ DANTAS AO LONGO DO GOVERNO FHC,E SUAS PRIVATIZAÇÕES, E O BRASIL LHE SERÁ GRATO PELOS PROXIMOS 500 ANOS.
    – PRA FECHAR… ONDE ESTÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS? O UNE, A OAB, OS SINDICATOS AS CENTRAIS SINDICAIS? PARECE QUE ATÉ AGORA SÓ O MST FEZ JUSTIÇA, INVADINDO A FAZENDA DE DANTAS NO PARÁ.
    O BRASIL PASSARÁ A POTENCIA EM MEIA DE DUZIA DE ANOS COM UM POVO VIVENDO MAIS FELIZ, COM EMPREGO E RENDA, E SE TUDO PARA POR AI SEREMOS CONDENADOS ETERNAMENTE, A ESPASMOS DE CRESCIMENTO E A VIOLENCIA DE VIVERMOS ENCARCERADOS EM NOSSA CASAS POR MEDO DAS RUAS, DEPRIMIDOS OU INDIGNADOS COM OS CRIMES DO COLARINHO BRANCO, SEM PUNIÇÃO.
    – VIVAS AO DR PROTOGENES.

     
  75. J. Victor

    Dr. Protogenes deixei uma mensagem lá no Orkut. Espero que goste.

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=61130665&tid=5228815803221351206&start=1

    .

     
  76. AFONSO QUEIROZ

    ENVIEI UMA MENSAGEM DE APOIO E PARABÉNS PARA O DR. PROTÓGENES QUE NÃO FOI PUBLICADA. NO ENTANTO, VOCÊS DEIXARAM PERMANCER MEUS DADOS NO BLOG. O QUE É ISTO? DEDO DO DANIEL DANTAS OU DO GILMAR MENDES? JÁ É INFLUÊNCIA DO DEM, PSDB, PMDB, PT, DE QUEM? NESTE PAÍS, DO JEITO QUE AS COISAS ANDAM, TENHO DIREITO DE DESCONFIAR DE TUDO, SENHORES!
    DE NOVO, DESTA VEZ CURTO E GROSSO: PARABÉNS DELEGADO E FAÇA TUDO PARA VOLTAR À ATIVA, SÓ NÃO SE CANDITATE, PELO MENOS POR ENQUANTO, A NENHUM CARGO ELETIVO: COM CERTEZA, SERÁ UMA ARMADILHA!

     
  77. MUNIZ

    PARABÉNS DR. QUEIROZ QUERO Q VC SAIBA Q MUITO ME ORGULHO DE VC.

     
  78. Benedito

    Brasileiro Protogenes, é por homens como vc que volto a acreditar no Brasil…os governantes passam o Brasil fica..algema neles Protogenes, de preferencias aquelas de mãos, barriga e pés..por favor revele ao Brasil o que é a dupla Lula e Lulinha do zoo..

     
  79. João Batista

    Dr.Queiroz, caso num futuro a PF resolva fazer uma faxina no STJ e STF, sugiro o nome da operação, tipo: “operação balança caiu”.

     
  80. Mauritya Leal

    Caro amigo, eu sempre me orgulhei de você desde do ínicio de sua carreira como estagiário na Def. Pública de São Gonçalo, junto a uma das Varas daquela Comarca.
    Sua luta não é de agora e sim dos primeiros passos dado por você em sua carreira. A qual batíamos de frente, não indo de acordo com alguns colegas que não agiam corretamente.
    Hoje, me encontro em outro Estado da Federação, mas oro a Deus por você.
    Tomamos caminhos diferentes,eu, vc, Marcelo, mas graças a Deus o nosso ideal, nossa integridade, honestidade continuam na mesma trajetória. Continue sempre assim digno e íntegro. Um forte abraço de sua amiga, a qual não você não vê, há aproximadamente uns l7(dezessete) anos, tenho grande admiração e respeito por você.
    Que Deus o abençoe e dê forças para você realizar o seu ideal de justiça e honestidade. Até.

     
  81. João Batista

    Li no site do STF, que o ministro Celso De Mello, em discurso manisfestou o apoio de toda a corte, as decisões do “ministro” Gilmar Mendes. Àliás, isto ja havia sido adiantado pela folha on line (impressionante como são previsiveis os votos e manifestações de alguns ministros, por parte da imprensa suja). Se eu, um cidadão medio, como os Doutos gostam de dizer, pudesse dar um conselho aos “ministros” diria o seguinte: Observem o acontecido na Argentina a algum tempo, quanto os ministros da mais alta corte, tiveram que subir as pressas ao terraço,à esperar desesperados por helicópteros, para não serem trucidados pelo povo.

     
  82. marcio ivan pinheiro

    É meu caro amigo de profissão. Sei muito bem o que é não ter inamovibilidade. Enquanto você estiver prendendo ladrão de galinhas, está tudo bem. No entanto, se prender algum “amigo do rei”, cai o mundo em nossas costas. Ai de nós de contrariarmos a “ideologia” de nossos superiores, se não rezarmos pela “cartilha” deles. Enquanto a polícia judiciária (Civil e Federal) estiver subordinada ao Poder Executivo, ocorrerá isso que a gente viu: Delegado sendo “convidado” a se retirar da presidência do Inquérito. Faz tempo que eu defendo que a polícia judiciária (Civil e Federal) deve sair do Poder Executivo e passar para o Poder Judiciário. Não acredito que passa no Congresso a inamovibilidade para os Delegados.
    Um abraço Protógenes
    Marcio Ivan Pinheiro
    Delegado de Polícia do Estado de São Paulo

     
  83. jose figueiredo de souza filho

    o lula alardeia por ai que a policia tem que investigar mesmo .tudo bem só nao pode bater na porta do palacio.valeu delega o sr tá no coraçao do povo brasileiro

     
  84. Nilma Ladeira

    Dr. Protógenes,
    Depois de ler, hoje, sua entrevista na “Folha”, senti-me motivada a manifestar. Primeiramente, como cidadã, para cumprimentá-lo pela firmeza, pela persistência e dedicação ao trabalho. Que esse cumprimento seja também um agradecimento, pelo exemplo, pela crença de que nem tudo está perdido.
    E depois, quero transmitir minha palavra de ânimo. Desejo que os motivos que o levaram a superar as dificuldades correntes durante a realização do seu trabalho nessa operação, permaneçam claros implusionando-o a continuar.
    Os jogos de poder, político e econômico, temperados com o cinismo e a hipocrisia de sempre não devem desanimá-lo.
    Atenciosamente,
    Nilma

     
  85. Gilberto

    O PT e, principalmente, o presidente Lula, quando são atingidos, fazem de tudo para abafar os escândalos, não olham para os próprios erros. Podemos citar, por exemplo, a fabricação e o VAZAMENTO do DOSSIÊ DO CARTÃO CORPORATIVO da época do presidente Fernando Henrique. Criticam a PF quando aparece alguém do PT envolvido e a acusam de vazar conversas telefônicas. Passaram a criticar a operação Satiagraha a partir do momento em que apareceram conversas comprometedoras de integrantes da alta cúpula do PT e é isso que eles querem esconder, querem esconder a bandidagem que existe no governo.
    Há seis meses, quando se descobriu que ministros do governo Lula estavam financiando comprinhas em free shops e jantares em churrascarias com os cartões corporativos do serviço, um grupo de assessores da Casa Civil foi encarregado de escarafunchar os arquivos do Palácio do Planalto em busca de uma revanche: gastos semelhantes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os funcionários produziram, então, um arquivo secreto contendo somente despesas interpretadas como constrangedoras para o tucano. Quando o PSDB passou a pedir uma CPI para investigar as despesas do governo Lula, as informações desse arquivo começaram a vazar – ficando evidente o objetivo de emparedar a oposição. Assim que VEJA revelou a existência do dossiê, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, determinou a abertura de uma sindicância interna para investigar o caso. Na quarta-feira passada, depois de quatro meses de trabalho, os burocratas do Palácio do Planalto entregaram a Dilma o relatório final das investigações. Ganha uma tapioca paga com cartão corporativo quem adivinhar o resultado da sindicância.

     
  86. João Batista

    Certa vez ao sair do meu querido Rio Grande Do Sul, rumo a Campo Grande MS, fiz uma parada em Cascavel. Lá um vendedor ambulante, muito simpático, para vender seu produto gritava:”Ache carne no pastel e ganhe um fusca!”. Uma bela frase a ser gritada por todos os cidadãos de bem, com alguma modificação seria: “Ache justiça no Brasil e ganhe um Ford Ká”.

     
  87. João Batista

    Tomei emprestado do Jornal Zero Hora 27.07.2008, pag.7, trechos de uma entrevista com um procurador federal, o procurador cita um exemplo do que considera uma distorção das atribuições do STF,diz o seguinte:”Em 2003, o teatrólogo Gerald Thomas baixou as calças durante um espetaculo no Rio(em resposta às vaias do publico)e mostrou o traseiro.Foi processado por atentado ao pudor.Seu caso parou no supremo, onde Thomas obteve um hábeas: O STF teria de tratar das grandes questões, como a das celulas-tronco, e não da bunda do Gerald Thomas”. Bem, se não podemos para limpar esta sujeira contar com as Forças Armadas, nem com Justiça, nem com a PF, só me resta mesmo reclamar ao bispo…socorro CNBB.

     
  88. Carlos

    Bom dia, Delegado
    Bem, quando falamos de envolvimento de pessoas da alta cupula, fica dificil bater de frente, como até temos o ditado popular “a corda sempre estoura dolado mais fraco”.
    Admiro a sua coragem e honestidade em um pais que vivemos e assistimos todos os dias em noticiarios de televisao e tambem em jornais casos de corrupção.
    Me deixa feliz que na cupula da policia ainda existem pessoas com tantos valores humanos, tais como carater, honestidade, perseverança, etc…nesse nosso Brasil.
    Me sinto Brasileiro quando vejo a uma pessoa honesta querendo fazer justiça a não tem opção,devido a influencia de algumas pessoas.
    Mas acredito tambem, que ainda chegaremos ao final de tantas coisas erradas neste pais, pois nós brasileiros nao aquentamos mais tanta coisa ruim em um pais tão belo.
    Mas,entre meios de corrupção e tantos outros casos, o que nós sociedade estamos fazendo para mudar isso? Acho que precisamos tomar uma decisão muito importante, e apoiar os verdadeiros policias, e os verdadeiros brasileiros que sentem orgulho de si mesmo.

     
  89. galeano

    Dantas Manda e a Folha S.Paulo Escala Fernando para bater no Delegado.

    FERNANDO DE BARROS E SILVA
    São de Paulo,segunda,04 de agosto de 2008
    Protógenes Queiroz
    Alienista
    Em baixa na PF
    obtuso
    paladino da moralidade
    celebridade
    palanqueiro
    clichêroso de esquerda
    messiânico
    Personagem de Glauber Rocha
    entre a política e o delírio
    caricatura de herói
    personagens da hora
    República de Bacamarte

     
  90. sonia soares

    Caro Protógenes, creio que visitarei seu blog TODOS OS DIAS para me alimentar e não perder as esperanças, e para ver que ainda SOMOS MUITOS os honestos desse país…bom dia e vou aguardar seu depoimento na quarta-feira. Falando nisso, alguém sabe como eu posso ler a entrevista da FOLHA?

     
  91. João Bravo

    Com relação a folha de s.paulo, ter escalado ao jornalista Fernando, é tipico de jornalecos fazer pressão a jornalistas sem talendo e medrosos. Aposto que ao chegar a redação logo lhe gritaram:-Atrasado novamente?…agora ou tu vai fazer o horoscopo ou falar mal do Protógenes, senão ruaaaaaaaaaa.eheheh

     
  92. João Bravo

    Acho que as conversas grampeadas na operação foram estas:
    1º dialogo, o ministro Gilmar Mendes liga para Tarso Genro:
    -Alô gaucho, aqui é Deus…escuta tem um delegado…um tal de Protógenes atrás de um amigo meu…este amigo vai dar por intermedio da Febraban,outra viajem a COMANDATUBA com tudo pago, igual da outra vez em que foi o pessoal do STJ…convida este Protógenes pra ir junto, diz que vamos de avião fretado e que ele pode levar a familia.
    2º dialogo, novamente entre o ministro Gilmar Mendes e o ministro Tarso Genro:
    -Alô gaucho aqui é Deus…que m… tu fez gaucho…que gauchada é esta…eu falei CO-MAN-DA-TU-BA e não COMANDAR A TURBA, mas que mer…

     
  93. Carlos Stein

    Caro Delegado Protógenes.
    Saudações cristãs. Quero parabenizá-lo pela sua capacidade de separar o joio do trigo e mostrar quem é quem nesse jogo de empurra que acontece no Brasil. O que me choca realmente é que durante todo o governo “fhc” tudo o de ruim foi ocultado e as mãos da polícia federal atadas. A mídia deu um exemplo de safadeza e pilantragem, escondendo debaixo do tapete todo o9 podre daquele governo. Lembro-me do caso do dossiê Cayman que quando o delegado da polícia federal foi questionar fhc, ele nem chegou perto, foi demitido e o negócio arquivado. Lembro-me que José Serra foi ministro da saúde e dois casos foram descobertos, o caso dos homoderivados e dos sanguessugas e o incrível, é que esse parasita nem foi mencionado, uma vez que era ele quem liberava a grana, passou incólume, como uma Madre Tereza de Calcutá. Para aqueles que só sabem acusar o Lula, acho que é necessário começar a assumir uma postura neutra em tudo em que vai fazer uma análise. É fácil acusar alguém quando a mídia usa-o para recuperar o poder perdido em duas eleições consecutivas e manipulando as cabeças aponta para quem o povo deve apontar seu dedo e língua. Agora já temos um novo alvo que no caso é o delegado Protógenes e creia que de tanto bater, muitos vão virar a casaca e começar a apontá-lo também. Apoiem o delegado e parem de serem piolhos

     
  94. Maria Inez

    Seu nome é Protógenes, não é PROTÉGE-nos.
    Parabéns delegado.
    Parabéns PF.
    PROTEJA-nos dessa corja de ladrões.

     
  95. sonia soares

    Caro Protógenes, quem sabe um dia teremos o prazer de tê-lo por aqui…de qualquer forma hoje vou aguardar seu depoimento na CPI.Estamos ansiosos para ouvi-lo.
    OBRIGADAAAA

     
  96. Giuseppe Campos Vicentini

    DECISÃO PÚBLICA sobre a COISA PÚBLICA!
    Nosso conceito de ESTADO está passando (ou prestes a passar) por uma renovação em seus fundamentos, especialmente no que tange à participação ativa e regular dos cidadãos nas decisões políticas cruciais. Em meio a esse turbilhão eu e mais de 420 cidadãos brasileiros vimos propor um mecanismo de inserção do eleitor no processo político cotidiano, dificultando a atuação de corruptos e corruptores… (Dantas, …saudações!). Esse momento é tão vital na história da República Federativa do Brasil, que a postergação de iniciativas como essa pode acelerar a ruína do Estado formal como o conhecemos (…violência, crime, estado paralelo…saudações!). Cabe a NÓS e somente a NÓS, envidarmos todos os esforços possíveis e impossíveis para não deixar ruir a nação que nossos antepassados (bem ou mal) construíram às espensas de sangue, suor e lágrimas! Ao combate! Munamo-nos de idéias, argumentos, energia criativa e mobilização coletiva pacífica e vigorosa! Ao combate! Nossos filhos agradecem!

     
  97. João Bravo

    Delegado,acredito que no calor de sua frustração de ver “O bandido ser ressucitado pelo cavalo do mocinho”, o senhor não faça a minima ideia do que representas hoje para a nação. Sem ser politico(graças a deus) o senhor hoje fala por um país, age por uma nação e melhor, não veio como o salvador da patria,veio como um verdadeiro filho da patria, peitando estes filhos da p…, que se apoderaram do Brasil. O senhor veio nos lembrar que ordinários como estes que roubam o país,podem muito bem vende-lo no futuro, por isto esta guerra é tambem de uma questão de segurança nacional. Estamos com o senhor para oque der e vier (literalmente).

     
  98. Roberta

    Dr.Protogenes, gostaria de aproveitar esta oportunidade para parabeniza-lo pelo belissimo trabalho desenvolvido na Policia Federal, se dependece de mim ( e de muitos outros), seu trabalho nao estaria limitado somente a direcao de operacoes da policia federal, mais da direcao deste pais. Como o senhor sabe, Rudy Giuliani, tornou-se notorio como promotor de justica a processar crimes organizados e crimes contra as financas da bolsa de valores de NY, Feranando Collor, transformou-se presidente como o “cacador de marjas”, porem revelou-se uma farsa, ja o senhor, carrega um ‘selo’ de autenticidade, ou seja, nao ha duvidas qto sua honestidade e competencia. Nao e absurdo sonhar em ter o senhor como presidente da republica, visto que, uma nacao quer ser representada pelo que tem de melhor, neste caso, o senhor revelou-se nossso maior orgulho nacional. Talvez a politica, seja o caminho certo para exercer este seu talento de moralizacao tao raro nos dias de hoje. Pense bem, pense com carinho sobre esta possibilidade, tenha certeza que muitos o apoiarao.

     
  99. Eneida

    Roberta, vc está coberta de razão em querer Protógenes presidente. Quem não gostaria? E tenho certeza, que na presidencia, ele não seria mordido pela mosca azul, e outras condições maléficas. Porque ele não foi inventado: Foi bem formado e educado, e pessoas assim, não podem ter condutas contrárias a sua formação inicial da qual não só, não se desviou como aprimorou.
    Este jovem, no meu entender ontem na CPI dos grampos já me colocou em estado de oração, pq só de pisar alí, já é para arrepiar…
    O Bom de tudo, além do que já está feito, é que se este for o caminho destinado a ele. Junto com o voto, quem é de reza, que reze, quem é de orar,que ore. E quem não reza e não ora, que fale ao Deus do seu coração que proteja, quem quer nos proteger, demonstrando materialmente, ALÍ NA RAÇA, que ama o próximo. E isto não tem a ver com mandatos, nem títulos.
    Ter escrúpulos, aprimorar a boa educação, tratar pessoas com urbanidade, é a maior prova de amor ao próximo, pq é gerado pelo respeito ao outro. O que ficou brilhantemente demonstrado ontem na CPI.
    Da cultura, da formação intelectual, nem quero começar, pq a figura de um grande mestre que ele mencionou, e que estava no plenário, foi gratificante.
    Bem! Seja o que Deus quiser, e o que nós merecermos.

     
  100. João Bravo

    Não entendo, a grande sacada para a criação da OPEP, retirando o Petroleo das mãos das grandes companhias de Petróleo Americanas, que pagavam “mesadas” para os xeiques, enquanto o povo nenhum beneficio via, foi recorrer a ONU alegando que nenhum ato de governo ou de classes dominates,que sejam tomados contrário a vontade do povo tem valor legal,ou coisa deste genero, desta forma puderam desfazer todos os contratos de exploração.Pergunto: porque não recorremos a ONU, para acabar com este “estado Criminoso”.

     
  101. Eneida

    Deve ser porque estas ajudas depois que vão embora não deixam para trás pedra sobre pedra do país que recebeu o auxílio.

     
  102. pauloacmelo

    caro delegado protogenes;
    gostaria que fizesse um grande beneficio à naçao.
    divulgue os bandidos do desgoverno. e as bandidagens. à populaçao
    agradece.

     
  103. João Bravo

    Uso apenas como força de expressão, quando me refiro ajuda internacional.Oque quero dizer, é que corremos contra o tempo, é uma questão de segurança nacional esta barbaridade que estão fazendo com o Brasil. Temos um país cobiçado por muitas nações, somos ricos, mas ao mesmo tempo somos governados por bandidos da pior especie, o país se desmancha.Eu não quero em um futuro ter que lutar,defender oque é nosso, tendo de pôr “as costas na parede”.

     
  104. Le

    “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
    “Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida.” Martin Luther King

     
  105. João Bravo

    Hoje Deus (gilmar Mendes) disse que a carta que lhe mandaram (com um pó que parecia antraz)era apenas uma, das tantas maneiras de intimidar a corte. Ele está sendo muito generoso consigo mesmo, ele não faz parte da corte, é apenas um mongolóide que deu certo.

     
  106. Dydy Coelho

    Você e seu trabalho são provas de que existe no Brasil homens corretos que cumprem seu dever. Vamos parar de criticar o pais e de afirmar idéias nocivas. Precisamos de uma corrente de fé e não esmorecer. Vamos nos unir e manter o apoio ao Delegado Protógenes Queiroz, ao Juiz de Sanctis ao Procurador Rodrigo de Grandis e suas equipes. Vamos clamar por justiça e dignidade. A internet é o veículo ideal.
    Obrigada Delegado por seu exemplo.
    Dydy Coelho

     
  107. valdo

    – O Circo esta armado, O HOMEM DO SUPREMO, aquele que nao quer ver a elite corrupta algemada ou na cadeia, esta no centro do picadeiro.
    Pois, o anjo da capa preta, virou alvo de grampo, e aposto que todos os leitores aqui já sabem qual é a jogada. Querem criar um clima de que ninguém mais esta livre em sua privacidade, querem alardear o caos.E o alvo os destemidos delegados da PF. juiz e MPF,que ousaram desobedecer seus superiores,e eles podem ter todos os adjetivos que eles tentam imputar, mas a pecha de burros e incompetentes nao.Só alguem incoseguente grampearia o GM.Neste momento, tem cheiro de FARSA. As operações que estavam desarticulando os quadrilheiros da elite, são a prova, de que incopetentes este homens e mulheres nao são.
    A senzala e a casa grande continuará sendo o tema de roda de alegres e gostosas gargalhadas de deboche desta elite corrupta e decrépita, regada a Wisky JW. Blue Label, enquanto discutem a partilha da pilhagem do povo. Este tema só vai parar esta roda da historia no dia em que o nosso povo se levantar, enquanto o clamor, for apenas de pequena parcela de intelectuais, blogueiros ou internautas fechados em si,sem que se vá as ruas levar ao povo, a patifaria encastelada, do Executivo, Legislativo ao Judiciário, tema recorrente desde 1914 quando Ruy barbosa ja escreveu envergonhada escreve e discursou no parlamento,..”De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.Onde estao os demais homens e mulheres honestos encastelados nos poderes da nação? quietos? medo? Que é Dantas? Qual o tamanho do seu Poder?Qual o tamanho do roubo ou rombo hoje? Ou serão todos cumplices? Luter King já disse..” o que me amedronta não é o grito dos maus , mas o silencio dos bons”, algo assim.
    E continuará cada vez pior, e só nao há miséria maior e violência urbana disseminada(numa guerra civil urbana), em maior escala, por sermos um País riquíssimo, uma potência que a elite teima em nao tratar como nação, sem projetos ou planejamento de futuro, desde que D. JOao chegou aqui,a pilhagem foi o tema de discussão da elite. Afinal as ilhas cayman, o caribe e a flórida, hoje, estão a poucas horas de vôo de um jatinho particular.Senhor De Sanctis, Delegado Queiroz, Grandis, arregimentem forças vão precisar. Aos brasileiros de bem, honestos e trabalhadores de imenso Brasil, quando será o dia? É este o País que querem deixar para os seus filhos e netos?

     
  108. Glaucia Alencar

    Protógenes vc é o cara,adorei tudo que vc falou e principalmte o que não falou para aqueles no qual eu não votei, vc lá falou por mim tb.,quero que saiba disso.
    Fique com DEUS!

     
  109. Le

    A direção mundial do Google atônita pediu explicação aos representantes no Brasil sobre um blog que por alguns dias , atingiu a brilhante marca de terceiro mais visitado do planeta.
    Obteve a resposta que o blog é do delegado: Protógenes Queiroz.
    Meus cumprimentos Dr.Protógenes, com esta marca seu blog é universal, não é só seu, a luta não é só sua é de milhões de pessoas, que acreditam na liberdade, dignidade, igualdade e na possibilidade de um Brasil mais justo e solidário, para o bem da Nação e da humanidade.Aqui também a mudança ocorrerá. A justiça igual para todos é o primeiro passo.

     
  110. João Bravo

    Nunca esquecerei de uma propaganda de cafè soluvel, que mostrava negros descalços indo para a plantação de café, enquanto um casal branco, acordavam-se sorridentes, com roupas branquissimas e olhavam para as xícaras, de onde ainda sai vapores, enquanto o locutor dizia: Café casa grande, de volta aos bons tempos.eheheh. só lembrando casa grande e não senzala.Quando ouço noticias de filhos que esfacelam as cabeças dos pais, enquanto estes dormem, logo me vem a cabeça a figura de um Gilmar Mendes (que hoje simboliza o podre poder). Quando se noticia, que animais, arrastam e matam crianças pelas ruas, até que seus ossos fiquem gastos, me vem imagem deste senhor “ministro”…pra mim chega…eu não sei de vocês, mas eu declarei guerra.

     
  111. claudio dos santos

    Dr protogenes, estamos conseguindo realizar nossos objetivos, creio eu, e os milhoes de brasileiros honestos neste pais (ja estamos na luta), eu pessoalmente, estou mandando e-mail para varias autoridades do mundo, como, ONU, OEA, BARAK OBAMA, PAPA e governos serios, como noruega, dinamarca, suiça, hungria, suecia, groelandia, filandia, irlanda, e outros, explicando a real condiçao subhumana em que vivemos no BRAZIL, pois nao temos direito a pensar e ver um mundo honesto, dizendo que a AMAZONIA esta sendo vendido para os empresarios desmatadores, os indios estao sendo dizimados como no seculo passado(todo os dolares que enviarem, serao embolsados pelos corruptos do STF,STJ,concresso nacional, lula, fhc, serra, aecio, jobin, tarso, enfim todos os politicos e autoridades que roubam este pais, o brasil esta virando uma empresa de ladroes e todos eles estao nos tres poderes podres….socorro…socorro…., ajude-nos

     
  112. sonia soares

    eu ainda continuo preocupada…concretamente, Protógenes, dentro do Estado Democrático de Direito, há algo que possamos fazer?
    também começo a pensar que devo pedir socorro

     
  113. João Bravo

    Li agora, que o “ministro” Gilmar Mendes, disse em entrevista, que a questão do uso de algemas é só a ponta do iceberg…isto está cheirando a golpe de estado…alguem aí tem fogo?!

     
  114. Pedro Garschagen

    Precisamos de mais Protõgenes no Brasil, para tentar-mos acabar com essa bandalheira toda que assistimos impotentes.

    Se morrer neste exato instante, de uma só vez, metade dos ladrões desse Páis, o que sobrar vivo morre da catinga.

    Portanto Protógenes neles!!!!!!!!!

     
  115. João Batista

    Bem, agora a mascara caiu.Todas as pedras cantadas pela imprensa suja se concretizaram. Raul Jugmann,Gilmar Mendes e cia, mandaram um aviso, que eles mandam e nós obedecemos. Confesso que fui um dos muitos que esperei pelas forças armadas, depois pela justiça…meu deus, como fui idiota.Oque temos de fazer?…estes lixos não representam a mim, a meu país.A unica coisa que sei, é que estes trastes, tem de rezar e pedir muito a deus, que nenhuma alma abençoada e de posses, resolva ajudar o povo, dando-lhes recursos e armas. Eu por exemplo, só ia arrancar cabeças de deputado federal para cima.

     
  116. João Batista

    É desanimador viu,acho que agora devemos ter vergonha na cara, e exigir a saida de todos os ministros do STF. O ultimo ministro, que ainda tinha um pingo de respeito por parte do povo, o perdeu hoje.È triste.

     
  117. Joana

    Vcs que fazem parte dessa massa, que pensem nos projetos do futuro……………..Vamos acordar minha gente nos podemos; O Dr: Protogenes fez a sua parte agora depende muito de nos , o povo pode , o povo deve. O povo tem que acordar , somos à única esperança dessa terra…Meu deus kd os sindicatos as UNIS desse pais ? Onde estão todos ???????????????????

     
  118. sonia soares

    é verdade, causa preocupação o SILENCIO dos estudantes…no caso do reitor da UNb fizeram tanta manifestação…será que a corrupção, sendo no governo de esquerda (e não só), deixa de ser imoral?

     
  119. Carlos

    Nosso País esta uma vergonha!!!!! parece uma piada, se contarmos essas situaçoes para nossos filhos no futuro, eles nos chamam de loucos. É uma vergonha!!! Quando o cara é honesto, ele é excluido….parece um filme!!!
    Dr. Queiroz, parabens pela operação, foi nota 10!!! cadeia neles.

     
  120. Maria

    Bom dia Dr. Protogenes. Gostaria de dizer que o Sr. nao tem motivo nenhum para se sentir derrotado ou humilhado, pois as pessoas que entao contra si, sao uns bandidos, uns calhordas, que foram desmacarados pela sua atitude firme, honesta e admiravel.Conte comigo e com outros milhares de barsileiros honestos, para tirar das ruas e do poder, as pessoas nocivas ao nosso Brasil.

     
  121. João Batista

    Se existisse pena de morte no Brasil,quem você fuzilaria hoje?…(A)Fernandinho Beira Mar (B)Gilmar Mendes…e aínda me vem “juristas” falar que o parasita do GM tudo oque faz, é preservar o estado de direito. Por certo são estes os mesmos, com trânsito no STJ e STF, que chegam a cobrar até 200.000,00 por 15 minutos de sustentação oral. Este Gilmar Mendes está prestando um grande serviço ao país, ele só não sabe disto ainda.

     
  122. João Bravo

    Parabens a policia do Rio, que aproveitando uma Brecha da lei,e para desalento de Gilmar Mendes, amarrou detidos com cordas. É isso aí, a proibição é de uso de algemas e não de corda. Acho que agora as cavalgaduras, vão ter de voltar as universidades até para aprender a fazer o errado certo.eheheheh

     
  123. João Bravo

    Será que os demais ministros do STF, não se tocam, que pagarão o preço pelas loucuras deste picareta do GM?

     
  124. sonia soares

    o que o PIG quer é exatamente isso: desvir nossa atencao dos verdadeiros bandidos e incitar as massas – que sempre clamaram por sangue – a defender pena de morte pro bandido preto e pobre. Eu sou a favor da pena de morte em apenas um caso: político ladrao; só assim a gente fazia um ‘limpeza’ nesse país.

     
  125. Joana

    Bastou começar as olímpiadas e todo mundo esqueceu a realidade brasileira; A corrupção gritante , a inflação , a violência e tantos outros fatos da maior gravidade nacional .É o pais dos desmomeriados mesmo.Fazer o que quando falta educação???

     
  126. Rodrigo Junior

    Caros Amigos :

    Todos nós temos o direito ao livre arbítrio para tudo no mundo ,pois aí vai o meu comentário .

    1-Discordo plenamente como a polícia federal agiu no caso Daniel Dantas e demonstrou toda a sua fraqueza em usar o código penal ,pelas mãos do deus Protógenes Queirós .

    2-Gostaria de ressaltar que Getúlio Vargas se não me falhe a memória em 1923 editou uma lei que ficou conhecida como teresoca ,devido ao apadrinhamento ao então barão da imprensa nacional, Assis Chatubriand,para os mais íntimos “Chatô”,visto que sua amante Cora Acuñha teve uma filha legítima e assim foi criada lei para que o famoso barão tivesse a guarda da sua filha .Da mesma forma a Polícia Federal e seus asseclas visam desajustar ou ajustar tudo e todos pelo seguinte canal,câmera ,luz e ação ,estruturando ações holyudinas ,com temas circenses ,como ,operação chacal ,polícia s/a ,satiagraha entre outros,adotando um estado policialesco .

    3- Porquê não investigar Lula ,seu filho Lulinha ,entre outros ?

    4-Caro delegado ,porquê Vossa Excelênçia ,não investiga a nova fazenda do Lulinha inclusive com selo ,para grandes vendas de gado ,aliás comprada por R$45 milhões

    5- Qual será o nome da próxima operação ?
    Será a operação “Tenho medo ?” Ou “Scared”?

    6- Daniel Dantas é um grande empresário uma faculdade e um modelo empreendedor a ser seguido ,porquê não aprender com ele ?

    Infelizmente já diz a música do Capital Inicial “Existem Vermes que pensam que são Reis ”
    SEJAMOS MAIS RELISTAS !!!

     
  127. João Bravo

    Caro Rodrigo Junior…aqui no sul temos os Gerdau como exemplo de cidadãos e empreendedores. Não os conheço, não dormi com eles, mas sei que estes, não são vermes que conseguiram o que tem, agarrando-se como parasitas as feridas do poder, “garimpando” a nação, como este Daniel Dantas; que tem uma biografia inacreditável, que vai da insignificância ao cume do sucesso meteoricamente, a ponto de fazer inveja à Midas. Respeito sua opinião,mesmo não concordando.Acho que quando nossa mente é fechada,melhor manter assim tambem a boca.

     
  128. João Bravo

    Aqui em minha cidade, existe um politico famoso no Brasil,que à epoca era prefeito, que lutou por uma lei estadual que dizia mais ou menos o seguinte:as terras do Estado,que estivessem no municipio, seriam doadas ao mesmo, para pagamento de dividas.Aprovada a lei e já no final de mandato, mas já com o sucessor assegurado com a compra de votos,e sendo advogado, contratou uma empreiteira tocada por um laranja e não pagou.Assim que seu sucessor entrou na prefeitura,a empreiteira contrata ele mesmo como advogado, e aciona a prefeitura, que obviamente perde a questão. O prefeito paga então a empreiteira varias vezes o valor original da obra (não prestada)e o ex prefeito, dono e advogado da empreiteira, recebe como honorarios terras bem localizadas a beira mar.Tudo isto se passou ao tempo que não havia responsabilidade fiscal e o cidadão em questão se tornou ministro no governo passado (FHC). Por isso defendo a PF, a “engenharia da corrupção” só acabará se dermos meios a quem quer trabalhar.

     
  129. sonia soares

    eu realmente preciso aprender nao com dantas mas com a irmã dele, que mesmo sem ter renda movimentou 21 milhoes no ano passado…poxa como se faz isso? que faculdade eu devo frequentar? a do crime, talvez?

     
  130. João Bravo

    Dizem que se o STF votar a favor do aborto de anencéfalo, criará um mal estar na suprema corte.Já tem gente afirmando, que esta é uma forma dos ministros manifestarem à opinião publica, que se dependesse dos seus pares, Gilmar Mendes não tinha se criado.eheheh

     
  131. claudio dos santos

    dr protogenes, paulo lacerda, juiz de sanctis, proc. de grandis e outros herois da abin, pf, mp e tribunais de justiça dos estados…os senhores devem se unir secretamente e sigilosamente para combater esta mafia do congresso nacional, STF,STJ e a midia comprada pelo vagabundo do DD…senão haverá uma revoluçao neste pais …e muito sangue sera derramado…..

     
  132. João Bravo

    Claudio, concordo com você.Eu estou pronto a muito tempo para isso (revolta). Infelizmente este país só mudará, quando o sangue estiver pelas canelas.Até mesmo os eruditos, aqueles que acham que o mundo se resolve com belas palavras, em matéria de Brasil, começam a concordar com o “antes eles, do que nós”.

     
  133. Jussara

    É um desabafo que escrevi.

    Carta aberta à consciência de cada cidadão

    É preciso que a população, a sociedade, as instituições, entidades, associações, órgãos, sindicatos, universidades, fundações etc., sérias, justas, imprensa do bem e pessoas do bem desse país reajam ao que está acontecendo. Já vimos os criminosos tomarem conta dos morros do Rio – e também em outras capitais –, já vimos a polícia primeiro, e agora a polícia conhecida como “milícia” – seria uma mistura de mi-lhares (de $ envolvido) e polícia? – tomarem conta dos morros do Rio – e também em outras capitais; é que no Rio isso é mais evidente (ou noticiado). Será que agora vamos ver os criminosos e traficantes tomarem conta do poder Legislativo (e do Executivo e do Judiciário) diante dos nossos olhos sem fazer nada? E olha que não é de hoje que isso vem acontecendo. As comunidades são obrigadas a “eleger” a gente do tráfico. Então já já vamos ter a bancada do tráfico, ou do PCC no Congresso (se é que já não tem?). Pelo princípio, os parlamentares estão no poder pra nos representar, eles seriam “a voz da sociedade”. Mas eu não quero, não dou o direito a esses criminosos de me representarem na criação das leis – e todos os dias a gente vê nos noticiários a prisão ou a denúncia de falcatrua de um deles; pra no dia seguinte já estarem soltos devido a decisões mal julgadas pelos juízes “sempre estrategicamente de plantão”…). Fora a grana que eles têm à disposição para seus luxos, que poderia ser muito mais bem aplicada em projetos sociais e casas pra população carente.
    Portanto, quero começar uma campanha pra “limpar” o Congresso, o Senado, a Câmara de Deputados, as Câmaras de Vereadores desses larápios corruptos que só estão no poder pra poder realizar seus crimes tranquilamente, sem medo de punição. Porque o que acontece é que quando um “parlamentar” é acusado ou suspeito de ter (ou estar ligado) negócios escusos, ele simplesmente renuncia aqui e vai concorrer de novo ali. Não é julgado. Não é punido. Não é obrigado a devolver $ nem perde cargo, ou perde temporariamente. E volta pra continuar a praticar os mesmos crimes, desvios de $, verdadeiros assaltos aos cofres públicos. O que mais tinha cara de bobinho, pego recentemente com a boca na botija – e algemado –, tem a mísera quantia de 63 milhões de dólares em contas no exterior. E os mais espertos, quanto terão?
    E nós mais uma vez estamos vendo isso acontecer de braços cruzados, sem fazer nada.
    Nós precisamos reagir, pintar a cara, se for preciso, e pedir mais rigor na “ficha” dos candidatos. O Supremo Tribunal tem sim que barrar a candidatura dos “fichas sujas”. Mas tem que ser feito com critério, com mais tempo, talvez. Eu não posso comprar um sapato a prestação se tiver o nome no Serasa; então por que o sujeito pode ser candidato a um cargo representativo do povo com uma ficha suja ou suspeita de delito grave?
    É hipocrisia acharmos que os parlamentares – ou o Judiciário – vão fazer alguma lei pra mudar essa situação. E acabar com seus privilégios e luxos? Jamais. Pelo contrário, se vocês se interessarem um pouco por história sabem que os poderosos jamais beneficiaram os pobres. No começo do século XX, depois da abolição da escravatura, os donos de terras, de conluio com os que faziam as leis, além de fazer leis “leoninas” em seu favor, deram um jeito de cobrar um imposto altíssimo para registrar a terra – e assim só eles, os ricos, podiam ter mais terras. Os negros, claro, não podiam pagar, e com isso foram novamente subjugados.
    E a história é a mesma hoje. A usura dessa gente é a mesma. Os ricos querem mais dinheiro, e para isso têm de tirar de algum lugar – ou seja, dos pobres. É aquele velho personagem político do Chico Anysio, o deputado Justo Veríssimo: “Quero que pobre se exploda!”.
    A sociedade tem que se mobilizar – quem sabe um grande e quilométrico abaixo-assinado, ou um plebiscito – sobre se o político que for suspeito de ter envolvimento ilícito pode ou não se candidatar. Não estou falando daquele prefeito, por exemplo, que teve suas contas reprovadas por algum questionamento burocrático do Tribunal de Contas, porque isso é comum, e se for provado que está tudo certo, as contas são aprovadas.
    Estou falando de envolvimento com máfia, tráfico (de qualquer tipo), assassinato, desmatamento, contrabando, roubo, enfim, atos criminosos, às vezes tão difíceis de provar. Mas, se pegou, tem de ir preso, sem foro privilegiado – que fere o artigo 1º da Constituição, de que todos os homens são iguais perante a lei –, perder o cargo de parlamentar, as regalias, e sem aquele monte de recursos, que quando o cara é julgado, e, se for condenado, o crime já caducou. Então, isso é outra coisa: uma mudança no Judiciário que acabe com as “brechas das leis”, que privilegiam quem pode pagar um advogado. Quem não pode, está ferrado.
    Porque a diferença para uma pessoa ser ou não ser presa no Brasil é ter um “bom” advogado – e o crime também banca os estudo de muitos “futuros advogados de porta de cadeia”, que depois também vão fazer parte das quadrilhas. Outra coisa que todo mundo está careca de saber e não faz nada para barrar essa leva de maus profissionais a serviço do crime organizado. Se tiver um advogado, o cara não fica na cadeia.
    Haja vista o número de 133 mil presos (só em São Paulo) sem defensor público, que estão presos mas poderiam estar aguardando em liberdade. E aí, sr. ministro Gilmar Mendes, o que o senhor vai fazer quanto a isso? Vai dar habeas corpus pra eles também?
    Hoje, uma pessoa alçada de seu advogado “tem direito”, claro, modo de falar, a matar uma pessoa e sair livre, com prisão domiciliar. Tenho um amigo que compara: “Se uma pessoa for pega por um guarda-florestal com meia dúzia de passarinhos da fauna brasileira, é melhor matar o guarda, porque ela não vai presa, enquanto se for flagrante de contrabando de aves, é crime ambiental, inafiançável”.
    É absurdo, mas é verdade. E tem sentido isso? Que raio de lei é essa? Questiono o fato de o assassino ser posto em liberdade, não de o contrabandista ser preso… É o tratamento dado a ricos e pobres no sistema penitenciário que tem de mudar.
    Então, é uma hipocrisia ficar discutindo se põe algema ou não, se libera o grampo telefônico ou não. Porque sabemos que vai continuar o que sempre foi: o pobre e sem defesa vai ser algemado (torturado, preso e esquecido no fundo da cela), e o rico com advogado grudado (parece que eles já nascem juntos), não. Quanto à escuta, acho que quem não deve não teme. É que nem o radar. Ele só pega quem ultrapassa o limite de velocidade.
    E se nossos políticos conversassem somente sobre projetos de interesse da população, pra beneficiar os que mais precisam – e não eles próprios – e não sobre suas falcatruas e esquemas pra desviar $ ou pra se favorecer de alguma forma, não precisariam ter medo de serem pegos em grampos.
    A PF só tem descoberto tantas operações criminosas por causa das escutas telefônicas. E os mandantes, presos, depois são postos nas ruas pelos gilmares mendeses da vida, e outros juízes (que um dia ainda vão merecer uma grande investigação, porque também têm muita falcatrua e benefícios próprios e corrupção nessas sentenças absurdas que põem em liberdade criminosos e assassinos, desde que tenham dinheiro, e dão pareceres extremamente favoráveis e ganhos de causa a empreendimentos escusos e suspeitos, como madeireiras, exploração de minérios, poluição dos rios nas terras dos índios. É engraçado como os pegos com a mão na massa são sempre os mesmos, “reincidentes”, e no entanto continuam atuando impunemente. Da mesma maneira os assassinatos pela posse da terra, a questão agrária. Quantos fazendeiros, ricos e acusados de mandar mandar por causa da terra estão presos nas regiões mais distantes do país?). Os grampos têm sido a única maneira de chegar às quadrilhas que agem há anos sem nenhuma fiscalização. E também a tantas outras informações importantes sobre tantos crimes, tanta corrupção, tanta fraude, tantas operações ilegais, que é um absurdo parar com essas investigações. Mais uma vez, são os pares se protegendo – de todos os poderes, inclusive da imprensa. O corporativismo é grande, porque a maioria tem rabo preso. Hoje acontece com ele, amanhã acontece comigo. Então, nada de grampo. Essas leis são aprovadas rapidinho. Como aquela que garantia “sigilo” dos escritórios de advocacia, que afinal nem sei se foi ou não aprovada. Acho que não, porque a grita foi geral e o presidente recuou. São os pares se protegendo…
    Sem a escuta telefônica, e com o apoio e o incentivo dos poderosos pra que a situação se mantenha do jeito que está, só nos resta a mobilização popular pra tirar esses parlamentares do poder, onde eles só mamam – e não eleger outros iguais a eles – e devolver em forma de educação e saúde – e tantas outras coisas – para a população pobre essa montanha de $ gasta por eles.

    P.S. Proponho uma mobilização, mas não sei como fazer isso. Acho que a situação chegou no limite, e não adianta mais só reclamar. Espero sugestões.

    Jussara

     
  134. João Bravo

    Jussara, o Brasil é um país continental.A localização de uma capital, para a politica de estado, nada tem a ver com geografia e sim estratégia. Eu por exemplo moro a 2.100 Km de Brasilia.Assim teriamos de ter alguem de força, poder, que organizasse em cada municipio um grupo, bastaria um onibus de cada cidade, nada mais do que isto, e estes miseráveis teriam de procurar outra nação para roubar.

     
  135. denis dos santos costa

    Olá! Dr. Protogenes, parabenizo-o.
    Enfim, o Brasil está vendo a PF trabalhando e melhorando.
    Há 20 anos atrás, quase ninguém lia sobre a PF em jornais ou via a PF na TV com seus carros ou agentes federais e delegados pelos municípios brasileiros.
    Lembrando que a CF/88 vai completar 20 anos.
    Antigamente para ser funcionário público era quase tudo na base do apadrinhamento
    Acredito que os concursos públicos, e com regras mais claras na contratação devido a CF/88, alavancaram muito a PF e outras instituições públicas a melhorarem.
    Fez pessoas corretas acreditarem que pelo esforço próprio, é possível.
    Por isso, tem muita gente nova e boa entrando na PF.
    Pessoas de caráter e sobretudo “patriotas” que desejam ajudar a melhorar nosso País.
    “Patriotas” defino-os, por que num País que, para aqueles que estudaram a formação do povo brasileiro e a vida política e cultural até os dias atuais, é sabido que sempre os coronéis, senhores de engenho e escravocratas (relembrando que só há 120 anos, deixou-se a escravidão oficial) mandaram e ainda querem mandar no Brasil.
    Atualmente, tempos modernos, novas definições de nomes surgiram para perpetuar essa vergonhosa cultura de exploração ao povo brasileiro.
    E realmente, lutar contra essa gente, só uma nova cultura de “PATRIOTAS” para dar uma limpada nisso aí.
    Vai demorar mais algum tempo, mas acredito que o BRASIL está evoluindo. E viva a INTERNET!
    O Brasil ainda leva umas rasteiras ali e acolá, mas está melhorando.
    A corrupção: que também existe na elite podre do MUNDO, mas “eles” não divulgam, infelizmente, sempre vai ter no Brasil, mas
    uma nova geração de servidores públicos menos acessíveis a este câncer=CORRUPÇÃO,já estam aí e novos estarão vindo para ajudar a mudar essa história de vergonha, e nos tornar um povo melhor que “eles”.
    Dr. Protogenes, NÃO O CONHEÇO, parabenizo-o novamente, e finalizando: meus pais com seus 80 anos e lúcidos que estão, quando viram o FULANO lá de algemas, exclamaram: UM TUBARAOZÃO DESSES DE ALGEMAS E PRESO. O BRASIL REALMENTE ESTÁ MELHORANDO, FILHO!

     
  136. Sonia Jacinto de Oliveira

    Querido , que bom que alguem tirou de dentro de mim o que nao conseguia me expressar por vezes pensava, nossa? Tudo que o meu pai me ensinou nao valia de nada vejo prosperar os injustos e … eu que caminho de acordo com os mandamentos familiar nada sou, Caramba… o que acontece vivo desempregada, passo trocentas necessidades so carrego na testa honesta …tem serventia de que?
    Meu deus
    Abraços, sao pessoas assim que me faz acreditar que nao estou so.

     
  137. Sonia Jacinto de Oliveira

    Ha estou desempregada , sou secretária se souber de algo…. moro na Vila Madalena / SP.

     
  138. Nildo Maximo Benedetti

    Estimado dr. Protógenes

    Transcrevo abaixo “e-mail” que enviei ao “O Estado de São Paulo” aos 21/07/2008 – que, obviamente, não foi publicado pelo jornal:

    “O modo pelo qual parte da imprensa está tratando o caso Daniel Dantas leva o público a concluir que o mais justo seria manter o delinqüente em liberdade e trancafiar o delegado Protógenes e o juiz De Sanctis.” De minha parte, como brasileiro, sinto orgulho desses dois homens.”

     
  139. José Vidal de Negreiros

    Não sinta vergonha daquilo que você (permita-me) realizou. Você não é daquelas árvores que devem ser cortadas e atiradas às chamas, porque não produziram bons frutos. Não sinta vergonha por ter sido um ardoroso defensor da justiça, porque Deus saciará os que têm fome e sede de justiça. O Mestre Ruy, à sua época, dizia que o homem ” de tanto ver triunfar as nulidades e de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus ”, era induzido a ter vergonha de ser honesto. Entretanto, caro Professor. pela seriedade das ações que você desenvolveu em função da justiça e pela firmeza dos seus atos, você merece ser reverenciado por todos os brasileiros que sonham com um Brasil que, realmente, seja “um país de todos”

     
  140. Marcos Teixeira

    Dr. Protogenes , num país onde o judiciario e o executivo legislam e o legislativo representa em grande parte os donos do dinheiro podemos esperar o que ?
    Só mesmo um movimento popular pode mudar isso tudo. Quem sabe nossas suplicas não sejam “ouvidas” pelos homens livres e de bons costumes e seja dado inicio ao movimento das mudanças rumo a nova ordem brasileira ? Que o G…A…D…U… me ouça .

     
  141. Nildo Maximo Benedetti

    Durante a Operação Mãos Limpas na Itália, Luís Fernando Veríssimo escreveu a história do sherife italiano que, chegando ao Brasil, encontra o sherife brasileiro e seus auxiliares bem armados e bem preparados. Os dois sherifes vão ao “saloom” onde estão dois corruptos. Combinam que cada um dará conta de um corrupto. Ao final do tiroteio, o corrupto alvo do sherife italiano está morto e o outro, vivo. E então o sherife brasileiro pergunta ao italiano: vocês usam balas de verdade?

    Caro Dr. Protógene: o senhor, o Paulo Lacerda, o juiz de Sanctis e, certamente, alguns outros de quem muito nos orgulhamos tentaram usar balas de verdade.

     
  142. Carlos Eduardo

    Dr.Protógenes,
    A história nos mostra que em determinados períodos do tempo deve haver uma ruptura da ordem estabelecida e até mesmo da suposta ordem legal, pois estamos em uma era onde bandidos legislam e ao legislarem transformam o que era ilícito em lícito com a chancela do STF. Grupos se formam e transformam, para o bem geral, as ordens estabelecidas. Tenho orgulho em saber que não estou só, pensamos o ético e o justo, não nos limitamos às diretrizes vesgas do sistema. Parabéns por sua força e luta. Não desanime nem se abata, pois a guerra não terminou. Gilmar é uma vergonha para o País com outros que temos por lá. São Ministros feitos a 4 mãos, já está na hora de acabar a indicação para o STF, deve ser um processo de escolha da classe dos magistrados de modo a moralizar a Corte Suprema.
    Lutemos por mudanças.

     
  143. Leila Brito

    Fizerem as contas
    Filipe Coutinho

    CARTA CAPITAL – 17/09/2008

    Conforme CartaCapital adiantou na terça-feira 16, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não cedeu 56 agentes à Operação Satiagraha da Polícia Federal, informação que havia gerado duras críticas por parte de parlamentares. Em depoimento nesta quarta-feira 17 à Comissão Mista de Inteligência do Congresso, o diretor afastado de contra-inteligência da Abin, Paulo Maurício Fortunato Pinto, disse que trabalharam no máximo 16 agentes ao mesmo tempo, divididos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. “Não se pode pegar as escalas e somar o a quantidade de agentes porque vai dar um número maior”, explicou.

    Após o esclarecimento, o diretor-geral afastado da Abin, Paulo Lacerda, criticou os parlamentares que defenderam o fim da agência, em especial o presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). “É a presunção da culpa. Estão colocando na conta da Abin há mais de um mês, mas cadê o áudio? Quem fez o grampo?”, disse Lacerda. Sobre o número de agentes que participaram da Satiagraha, Lacerda disse que não houve incoerências com os depoimentos prestados à CPI. “Não foi uma contradição, foi uma confusão”, afirmou.

    Em resposta, o presidente da Comissão Mista de Inteligência do Congresso, senador Heráclito Fortes (ex-PFL-PI), jogou a culpa para o colo da Abin mais uma vez. “Essa confusão não foi criada aqui”, rebateu. Vale lembrar que, durante a prisão do banqueiro Daniel Dantas, o senador foi ao plenário criticar Paulo Lacerda. Heráclito classificou a Operação Satiagraha como “um propósito firme de Paulo Lacerda, magoado, ofendido e ferido”.

    Na mesma sessão, o diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa se esquivou de comentar a cooperação com a Abin. “Já detectamos o registro de quem entrou na sede da Polícia Federal. Maiores respostas são a razão de ser do inquérito e não podemos antecipar”, disse.

    Assim como havia dito Lacerda, o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) enfatizou o fato de não haver o áudio da tal conversa grampeada entre o senador Demóstenes Torres (ex-PFL-GO) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. “Para existir um crime, precisamos de um autor, vítima e provas. Não vejo um crime ainda, faltam as provas. Precisamos do áudio”, disse.

     
  144. valdo

    -Nao estou acreditando que os energúmenos dos parlamentares da tal CPI, somaram as escalas?
    -Para ensinar os quadrúpedes, mandem-os ver como trabalham homens e mulheres dos trens de São Paulo, de Porto Alegre do Recife. Em escalas ou seja cada um cumpre o seu turno. E portanto para cada turno tem um numero determinado. Imagino que, para grampear e seguir bandidos se precise estar 24hs de vigília.Ou bandido tem hora para cometer ilícitos? Portanto, para cuidar e encontrar culpados, NUMA tarefa precisaríamos de no mínimo 4, sem considerar, ferias, licenças..etcc.etc..AFINAL SÓ BANDIDO NAO TIRA FÉRIAS, NAO ADOECE, NAO TEM FAMILIA…ETC…
    O BRASIL NAO MERECE ESTA TRUPE QUE SE ADONOU DESTE PAÍS DESDE DON JOAO. ALGUNS DIZEM É O RETRATO FIEL DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
    SÓ NA RUA O POVO VAI MUDAR ISTO…,…..

     
  145. JORGE CORREA LIMA

    Dr. Protógenes.

    Acho que é chegada a hora de levantarmos a bandeira
    “DIRETAS JÁ PARA OS TRIBUNAIS DO BRASIL”.

    Jorge Corrêa Lima – Advogado – Goiânia-Goiás.

     
  146. Marialda Valente

    MA TÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ (20/11/2008)- GOIÂNIA- GOIÁS.

    PORQUE NÃO FALEI DAS FLORES

    O cenário hoje é um dia lindo apesar de ausente a luz do sol. Gostaria tão somente descrever essa beleza. De tentar escrever um belo artigo sobre tudo de bom que a vida nos dá, inspirada no brilhantismo do jornalista Medeiros Neto ao abordar as coisas mais belas, simples, sublimes e transcendentes do amor, no artigo “O Ipê Amarelo”, publicado há dois dias neste diário. Mas Bertold Brecht insiste em fazer presença em minha mente e revivo uma máxima: “Vivemos em tempos que falar de árvores é quase um crime, pois implica silenciar sobre inúmeras barbáries”.
    O Ipê de dona Esmeralda, de quem Medeiros falou e todos os outros Ipês com a função de adornar Goiânia, contrariados se prestam também ao papel de testemunhar o maior índice de violência já visto nesta querida cidade. E eu, que deveria falar de flores, também contrariada, vou falar de tristeza, do mal que atinge cada vez mais as comunidades nos centros urbanos, a violência. E vou falar de Goiânia despontando na linha de frente enfeitada por ipês, flamejantes e primaveras, tal qual figura de destaque nas escolas de samba no carnaval do Rio de Janeiro, onde a realidade também é cruel.
    Corriqueiramente se ouve, vê e lê que as maiores causas são adolescentes desregrados e sem limites impostos pelos pais, crise, desemprego, tráfico, confronto entre gangues, machismo, discriminação em geral, falta de religiosidade e, entre outros, a influência política.
    As causas estão aí. Não discordo, mas pergunto. A inércia e a culpa são de quem?
    Como resposta tenho a lembrança do sábio baiano Raul Seixas quando disse que é no tronco e não nos galhos que está o curinga do baralho. Então a pergunta deveria ser: Quem é o tronco e aonde é que se esconde o danado do coringa?
    Existem os que dividem a violência em dois tipos: Doméstica e externa. A primeira isenta a política social de culpa. Os que a classificam como a violência contra a mulher e a criança, a que acontece entre quatro paredes, exonerando a responsabilidade das autoridades políticas, policiais, judiciais e as detentoras do poder econômico, certamente não atinaram à fonte desaguar nestas tragédias matando inocentes e aumentando o número de crianças órfãs.
    Recentemente li um artigo de um deputado federal por Goiás exibindo grande preocupação com a violência que assola nossa cidade apontando as causas já aludidas, e percebi uma aparente incapacidade das autoridades para compreendê-las e combatê-las. Será mesmo que os mais de 300 picaretas de quem o presidente Lula falou noutros tempos são tão ingênuos ao ponto de ignorar que o assunto é muito mais sério, que requer mais atenção dos parlamentares, em cujas tribunas melhor do que quaisquer outras a voz poderosa do povo se faz ouvir e que são também grandes responsáveis pelo crescimento da violência por suas ações, omissões, palavras e votos?
    Sei que esta obra irá despoletar nos espíritos críticos e receberei e-mails a me referir como revoltada. Mas não me importo. Os meticulosos críticos que fiquem bem à vontade, porque é este mesmo o nome. Revolta. Diante dos terríveis fatos quem não está?
    Há! Como gostaria de estar serena hoje! Mas não sei escrever com a objetividade do jornalista Valterli Guedes e tampouco com a imaginação de Batista Custódio. Aquele chegou a provocar manifestação deste, que abordando também uma das causas da violência, se mostrou impressionado com a astúcia de Valterli, e filosofou: “Ele entra no tema e o fato não entra nele”. Eu incorporo mais o lado Batista. O emocional prevalece e exagero até ao lamechiche. Não consigo escapar do derrame sentimental típico do aprendiz de escritor. Inquietante e quase irreal, o assunto invade minha alma ao ponto de despi-la através dos dedos ao teclar sobre o que tenho a dizer. Deve ser este o motivo pelo qual gosto tanto de escrever. Ainda que consciente da distância de ser uma ilustre acadêmica às letras, faço um esforço supremo para não sentir na obrigação de não deixar meu leitor em jejum.
    É com grande esforço também, que tento compreender porque os inertes diante do problema se armam na rapidez de um flash para a castração de alguns poucos dotados da coragem de soldado no combate aos males causadores de violência, como exemplo a corrupção.
    Depois de assistirmos ao tombamento de tantos heróis que se afoitaram no corte das ervas daninhas enraizadas na corrupção, no descaso dos políticos-objetos de uso por um sistema puramente explorador e nos interesses espúrios e alheios à comunidade se alastrando pelas ruas, cidades e campos fortalecendo a violência, mergulho num esforço sobre humano para compreender a agressão ao delegado Protógenes, protagonista da história que se iniciou cortando a raiz da árvore que frutifica a violência nesse país. O que saiu do Gabinete para a praça pública na boca de milhares de voluntários que estiveram na tarde de ontem em frente ao tribunal superior em Brasília, onde disseram não à asfixia da liberdade do invencível delegado, de exercer, na oportunidade que a vida lhe ofereceu, o seu direito essencial: o de amor ao próximo.
    Protógenes, um espinho nos pés dos tiranos caiu nas graças do povo como a mãe que vem em socorro do filho embalando-o após o pesadelo ou a erva-doce que alivia suas cólicas. Num autêntico exemplo aos cansados de tanta corrupção no país mais belo e abençoado pela natureza, jamais poderá ser tolhido no implacável combate à corrupção e aos chamados crimes de colarinho branco. Em seu curto percurso na condição de delegado federal se destacou pela coragem de investigar e até prender “grandes” figuras em pleno exercício da corrupção brasileira como Paulo Maluf, Celso Pitta, Hidelbrando Pascal e, em caso mais recente Daniel Dantas.
    E aos que querem, como eu, combater a violência no intuito de proteger o impávido e explorado povo brasileiro, comecem apoiando os que combatem a corrupção infestada como os parasitas importunando os animais, em socorro aos que sabem “o que é morrer de sede em frente ao mar”. Afinal, como não falar de Djavan, Marx, Brecht, Shakspeare ou Chaplin nestes desarticulados tempos modernos?

    Marialda Valente é advogada e jornalista
    E-mail: marialdarvalente@hotmail.com

     
  147. Maria Lucia Collier

    É hora do:

    Fora Mendes!!!
    Volta Protógenes!!!
    Lucia

     
  148. Erasmo Shallkytton

    Caro colega e amigo, eis que você merece as melhores dádivas. Torço por você e que tudo sairá da melhor forma como desejas. Ainda relembro os nossos tempos de faculdade. Quando puderes, vejas a tua poesia (soneto) que fiz no dia do teu aniversário em sala de aula. Aspirando as justas composições amenas que brilharão sempre como falei a você a mais de 28 anos na faculdade. Que Deus derrame octilhões de venturas.
    Um abraço do amigo e poeta

    Erasmo Shallkytton

     

Adicionar um comentário


Últimas Notícias

“SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR”

  Parafraseando… ” SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR” O jornalista Paulo Henrique Amorim hoje ...

Facebook
Twitter