Protógenes quer pedir extradição de senador boliviano 

À frente do Grupo Parlamentar Brasil – Bolívia, o Delegado Protógenes pretende entrar com representação no Ministério da Justiça contra Molina.

protoDeputados e senadores membros do Grupo Parlamentar Brasil – Bolívia devem enviar uma comissão à Bolívia para colher documentos dos processos que correm contra o senador boliviano Roger Pinto Molina. O deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP), presidente do grupo parlamentar, explicou que reunindo os documentos, irá pedir a extradição de Molina. “Faremos uma representação junto ao Ministério da Justiça. Já havia falado com Evo Morales sobre o caso do senador, na época em que ele estava refugiado na embaixada brasileira. O presidente disse que se Molina fosse preso político, daria pra resolver. Só que na verdade, ele é traficante de drogas, traficante de armas, desviou dinheiro público…”, disse o deputado se referindo à conversa que teve com o presidente boliviano durante o 19º Foro de São Paulo, que reuniu entidades e líderes de esquerda, no início de agosto.

O caso do senador boliviano ganhou repercussão após ele cruzar a fronteira entre Brasil e Bolívia num carro da embaixada brasileira, no último sábado. Molina estava há mais de um ano abrigado na embaixada do Brasil a pedido de asilo político. Ele responde a pelo menos 13 processos, incluindo por corrupção, e já foi condenado a um ano.

A operação de fuga teve a participação do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que autorizou a liberação do senador sem antes comunicar as autoridades brasileiras. A ação foi considerada pelo governo brasileiro quebra de hierarquia e acabou causando a derrubada de Antônio Patriota do Ministério das Relações Exteriores. “A atitude do diplomata quebrou várias regras dos direitos internacionais e violou tratados firmados entre Brasil e Bolívia”, destacou Protógenes.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), um dos membros do Grupo Parlamentar Brasil – Bolívia, destacou que para tentar solucionar o caso do senador boliviano, será preciso analisar quais acordos entre os dois países envolvidos estão em vigor para subsidiar um possível processo de extradição de Molina. “Temos que saber o que diz o tratado bilateral entre Brasil e Bolívia. Outra opção seria o acordo do Mercosul, já que os dois países participam do bloco”, disse.

2 Respostas para Protógenes quer pedir extradição de senador boliviano

  1. Ricardo Muñoz da Silva

    cada vez que eu entro aqui eu fico impressionado poxa extradição deve ser proposta pelo pais que a solicita já vc esta propondo a deportação. Poxa por isso que o Daniel Dantas se safou bonito de tudo que é processo já que tecnicamente sempre que entro aqui vc comete uma atrocidade legal bem absurda. Sinceramente achava que o tiririca tinha feito entrar no congresso um congressista de fundamento, mas infelizmente errei feio e espero sinceramente que o seu substituto tenha pelo menos algum fundamento. Nunca vi que safraaaa de deputados vc pelo menos votou na condenação do Donadon e mostrou o voto????

     
  2. Joao Paulo Antunes

    Que vergonha seu Protógenes, a serviço dos PTralhas hein? E o Cesari Batisti, não é criminoso não ? 04 homicídios! O Molina é perseguido político sim, e vocês sabem dissi, mas o fascismo petista subverte tudo ao seu bel prazer e se integra à canalhice comunista. Que vergonha seu Protógenes…

     

Adicionar um comentário


Últimas Notícias

“SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR”

  Parafraseando… ” SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR” O jornalista Paulo Henrique Amorim hoje ...

Facebook
Twitter