Veja a cobertura completa da Operação Satiagraha 

protogenes300

Dezessete pessoas foram presas pela operação, incluindo o banqueiro Daniel Dantas. PF aponta também o envolvimento do doleiro Naji Nahas e do ex-prefeito Celso Pitta.

Deflagrada no dia 8 de julho, a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, apura um esquema ilegal de investimentos no exterior e também uma tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal para conter as investigações. Entre os 17 presos na operação estão o banqueiro Daniel Dantas, o doleiro Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

Entre os envolvidos, somente dois permanecem presos: Humberto Braz, assessor de Daniel Dantas, e seu amigo Hugo Chicaroni. Os dois aparecem em gravações da Polícia Federal oferecendo US$ 1 milhão ao delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, que, com autorização da Justiça, fingiu que receberia a propina oferecida. Os indícios, segundo a PF, são que Daniel Dantas estivesse oferecendo o dinheiro.

A operação também criou polêmica por antagonizar o juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Além disso, a saída do delegado Protógenes Queiroz, que estava no comando do caso, levantou a discussão de que ele estaria deixando a operação por pressão de seus superiores.

Banqueiro Daniel Dantas e outros nove executivos do Banco Opportunity são indiciados pela Polícia Federal por formação de quadrilha e gestão fraudulenta; gravações mostram tentativa de contato com delegado Protógenes Queiroz antes do início da Operação Satiagraha.

Leia mais em: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL652078-9356,00-VEJA+A+COBERTURA+COMPLETA+DA+OPERACAO+SATIAGRAHA.html#infográfico

Fonte:G1

About the author: Protógenes Queiroz

Advogado (desde 1984) Procurador-Geral Municipal- SG/RJ (1989/1992) Delegado de Polícia Federal (1998/2015) Deputado Federal ( 2011/2015) Professor Universitário (desde 1988)

Adicionar um comentário


Últimas Notícias

“SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR”

  Parafraseando… ” SE O ESPINHO NOS E DADO NÃO PODEMOS MAIS CALAR” O jornalista Paulo Henrique Amorim hoje ...

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Protógenes Queiroz fala sobre o atentado contra a vida de Jair Messias Bolsonaro no dia 06/09/2018.

Facebook
Twitter