Blogzão

Publicado em
Atualizado em

Auréa Boa: A Espécie de Cão da Rua Exótico e Intrigante do Brasil


Araújo-de-boi em Brasil

Introdução

O araújo-de-boi ( Epicrates cenchria ), também conhecido como boa-arraia-amarela, boa-arraia-azul ou boa-arraia-de-borboleta, é uma espécie de cobrinha-do-campo (Colubridae) encontrada na América do Sul, com uma grande distribuição geográfica que inclui o Brasil, a Argentina, as Bermudas e partes da América Central. É uma das espécies de cobras mais características e mais conhecidas da América do Sul, e tem sido o assunto de muitos estudos científicos.

A espécie foi primeiramente descrita em 1831 pelo naturalista americano Albert Günther. Seu nome de gênero, Epicrates, é originado do grego antigo (ἓπικρατής) que significa "aquele que controla". O nome da espécie, cenchria, deriva do grego antigo (κέγχριος) que significa "touro".

História e Distribuição

O araújo-de-boi é uma espécie nativa da América do Sul, com uma grande distribuição geográfica, incluindo o Brasil, a Argentina, as Bermudas e partes da América Central. A espécie habita em ambientes úmidos, incluindo mata catingueira, mata de galeria, savana, florestas, matas, cerradão e campos.

De acordo com a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), a espécie de cobrinha-do-campo tem uma ampla distribuição geográfica que atinge a região da Mata Atlântica, na costa leste do Brasil, e também a região do Cerrado, na região central do país. A distribuição geográfica da espécie é muito grande, com uma área de distribuição que atinge as seguintes unidades de conservação: a Floresta Nacional do Jamanxim, na Amazônia, o Parque Estadual do Turvo, no Pará, e o Parque Nacional da Amazonia, no Mato Grosso.

Morfologia e Comportamento

O araújo-de-boi é uma das cobras mais características da América do Sul. Com um comprimento médio de até 3,6 metros e um peso médio de cerca de 6 kg, a espécie é uma das maiores cobras encontradas no país. É uma cobrinha-do-campo com uma coloração característica, com um padrão escuro e amarelo ou azul.

Os animais de boa-arraia-azul, são considerados como de boa-arraia-amarela por outros pesquisadores no campo dos animais. A cor amarela predominante é a parte superior do corpo.

A espécie de boa-arraia-de-borboleta tem como característica principal sua cor azul. Além disso, é uma das poucas espécies de cobras que têm o hábito de mudar de cor dependendo da temperatura.

A boa-arraia-azul é uma espécie que é encontrada nas florestas e matas, com uma distribuição geográfica que atinge as regiões do Cerrado, da Mata Atlântica, da Amazônia e da Caatinga. É uma espécie que é encontrada em ambientes úmidos, com altitudes entre 200 e 1,000 metros.

A boa-arraia-amarela é uma das maiores cobras do Brasil, com um comprimento médio de 2,5 metros e um peso médio de 10 kg. É uma das poucas espécies de cobras que têm o hábito de mudar de cor dependendo da temperatura, e sua cor amarela predominante é a parte superior do corpo.

Comportamento Reprodutivo

A boa-arraia-de-borboleta é uma das cobras mais características do Brasil, e sua reprodução é um dos aspectos mais interessantes da espécie. A boa-arraia-azul, é uma das cobras que não se enraizam como outras cobras, é mais uma espécie que é considerada como boa-arraia-amarela por alguns pesquisadores, na área dos animais.

As fêmeas da espécie se reprodzem em cativeiro, com uma gestação de aproximadamente 8 meses, produzindo 5 a 20 filhotes por ninhada. Durante a estação seca, as fêmeas se reprodzem durante o verão, e em áreas de seca. Os filhotes nascem com um comprimento médio de 40 cm e um peso médio de 5 gramas. Eles crescem rapidamente, e em cerca de 1 ano, atingem o tamanho máximo de 2 metros.

Comportamento Defensivo

A boa-arraia-amarela é uma das cobras mais características do Brasil, e seu comportamento defensivo é um dos aspectos mais interessantes da espécie. A boa-arraia-azul, tem também o mesmo comportamento defensivo, que é uma das características da boa-arraia-de-borboleta.

Quando se sente ameaçada, a boa-arraia-de-borboleta aumenta sua corrente sanguínea, o que causa a muda de cor, e aumenta o brilho de sua pele. Com isso, ela se torna uma das mais impressionantes cobras da América do Sul, com uma corazoa brilhante e um padrão escuro.

Os animais da espécie, que são conhecidos como boa-arraia-amarela e boa-arraia-azul têm o mesmo comportamento defensivo de boa-arraia-borboleta.

Conservação e Amostragem

A boa-arraia-de-borboleta é uma das cobras mais características do Brasil, e sua conservação é um dos aspectos mais relevantes da espécie.

A boa-arraia-azul, é uma das cobras que está ameaçada de extinção, devido à perda de hábitat e à caça. Além disso, a boa-arraia-de-borboleta, que tem uma cor azul, tem uma distribuição geográfica que atinge as regiões do Cerrado, da Mata Atlântica, da Amazônia e da Caatinga.

A boa-arraia-amarela é uma das maiores cobras do Brasil, com um comprimento médio de 2,5 metros e um peso médio de 10 kg. É uma das poucas espécies de cobras que têm o hábito de mudar de cor dependendo da temperatura.

Conclusão

O araújo-de-boi é uma das cobras mais características da América do Sul. É uma das maiores cobras encontradas no país, e sua reprodução é um dos aspectos mais interessantes da espécie. A boa-arraia-amarela é uma das cobras mais conhecidas do Brasil, e seu comportamento defensivo é um dos aspectos mais relevantes da espécie. A boa-arraia-de-borboleta é uma das cobras mais características do Brasil, e sua reprodução é um dos aspectos mais interessantes da espécie.

FAQ

  • Onde é que a boa-arraia-de-borboleta é encontrada?

A boa-arraia-de-borboleta é encontrada nas regiões do Cerrado, da Mata Atlântica, da Amazônia e da Caatinga.

  • Qual é o hábitat da boa-arraia-de-borboleta?

A boa-arraia-de-borboleta habita em ambientes úmidos, incluindo mata catingueira, mata de galeria, savana, florestas, matas, cerradão e campos.

  • Quantos filhotes a boa-arraia-de-borboleta tem por ninhada?

A boa-arraia-de-borboleta produz 5 a 20 filhotes por ninhada.

  • O que acontece com a cor da boa-arraia-de-borboleta quando ela se sente ameaçada?

A boa-arraia-de-borboleta aumenta sua corrente sanguínea, o que causa a muda de cor, e aumenta o brilho de sua pele.

  • Qual é o peso médio da boa-arraia-de-borboleta?

O peso médio da boa-arraia-de-borboleta é de aproximadamente 10 kg.

Referências

  • Cunha, M. A. M. (1999). "Epicrates cenchria." Animalia, 2(2), 34-36.
  • Fernandes, V. A. (2015). "Epicrates cenchria: uma espécie de boa-arraia-amarela." Zoologia, 34, 141-145.
  • Guimarães, P. C. (2017). "A boa-arraia-borboleta no Brasil." Boletim de Ciências Naturais, 21(1), 5-14.
  • Rodrigues, M. T. (2005). "Comportamento defensivo da boa-arraia-de-borboleta." Ciência e Natura, 27(3), 15-21.

Autor: Blogzão

O Blogzão é um site de conteúdo valioso criado para você ler, compartilhar e aprender. Aproveite para melhorar seu conhecimento e compartilhar conteúdo de qualidade.